SEMANA MUNICIPAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE DOWN REÚNE INFORMAÇÃO E ATIVIDADES CULTURAIS EM PIRAQUARA

Publicado em 22/03/2024 às 10:54

Nos dias 15 e 16 de março, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com India Mara Borba da Silva e Carlos José Ribeiro da Silva, realizou o evento alusivo a Semana Municipal de Orientação sobre a Síndrome de Down, com ações informativas e atividades culturais em dois dias.

Com o tema Cultura é Saúde, o Auditório da Vila da Cidadania foi palco da inesquecível apresentação “O Filme da Sua Vida”, uma valiosa reflexão sobre sentimentos e comportamentos com os efeitos que causam na convivência em sociedade.

Durante a atividade, os participantes puderam prestigiar uma exposição com trabalhos de artistas com Síndrome de Down. Nos intervalos do espetáculo, membros do Studio Mirrage se apresentaram, com danças coreografadas e encantaram o público.

A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a Síndrome, além de promover a inclusão e levantar uma discussão mais ampla sobre o tema, e sobre o fim dos estereótipos.

No segundo dia de evento, foi a vez do Anfiteatro do Parque das Águas, importante ponto da cidade, receber a apresentação do Studio Mirrage, com a dança especial “High School Musical”, um espetáculo marcado pela interação com o público. Na sequência, a Orquestra Bom Vivant conduziu o público até o Bosque Sensorial Maria Fernanda Ribeiro da Silva, para um momento repleto de emoções e sensações durante a exposição dos artistas com Síndrome de Down.

Dias de uma imersão em música, arte, emoções, reflexões e a certeza de que estereótipos não definem a capacidade de um indivíduo, e é necessário abrir espaço para que as pessoas com Síndrome de Down tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência saudável.

Participaram das ações o Vice-prefeito Olivério Saraiva, Rivas, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli, o Secretário de Saúde, Raniere Simões, o Presidente da Câmara, Valmir Soares, Nanico, Noemia Cavalheiro, representando o Grupo Somos Mais, Fernanda Bruni, fundadora do Instituto Eu Tenho Nome, servidores das secretarias envolvidas e comunidade geral.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Piraquara com o apoio do Projeto Somos Mais, Instituto “Eu tenho nome”, Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down, Studio Mirrage, Orquestra Bon Vivant.