Você já ouviu falar em Agenda 2030?

Publicado em 14/02/2022 às 00:00

A Agenda 2030 é um plano de ação global que visa a erradicação da pobreza em todos os níveis e a promoção de dignidade a todos os cidadãos. Mas é possível alcançar esse propósito? Sim. Dentro das condições que o planeta oferece e sem afetar ou comprometer a qualidade de vida das gerações futuras, por meio de objetivos e metas integrados, que abrangem três dimensões de desenvolvimento sustentável - social, ambiental e econômica.

Tratam-se de ações que podem ser aplicadas na prática, tanto por governos quanto pela sociedade civil, setor privado e todo e qualquer cidadão, desde que todos estejam alinhados com um compromisso: garantir um planeta melhor para as próximas gerações.

Sabe o que significa ODS?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e metas integram a Agenda 2030, pactuada pelo Brasil e outros 192 países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU), atuando em coletividade para alcançar o propósito de prosperidade. Embora sejam universais, as ODS dialogam com políticas públicas e ações regionais. A ideia é agir localmente pensando globalmente.