Notícia

Vigilância Sanitária faz coleta periódica da água para análise de qualidade

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Em Piraquara a água é coletada para análise, pela equipe da Vigilância Sanitária municipal, toda semana. As amostras são enviadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), que realiza quatro análises microbiológicas e fisicoquímicas por semana para o município. Levando-se em conta o número de análises semanais, são escolhidos pela Vigilância pontos representativos dos sistemas de distribuição de água da Sanepar, já que cerca de 95% do município é coberto pelo Sistema de Abastecimento de Água da Sanepar.

Piraquara é atendida por duas Unidades de Tratamento de Água interligadas, uma localizada em Curitiba, que atende a região do Guarituba, e outra em Pinhais, que atende a região central. A interligação das redes ocorre próxima ao Corpo de Bombeiros, onde normalmente é coletada uma amostra. As demais são na região alta do município, Planta Deodoro ou região Central da cidade; na Vila Vicente Macedo ou Jardim Primavera; e uma amostra no final da rede de Curitiba, no Guarituba Redondo, ou no Jardim Holandês.

A análise do LACEN verifica a presença de bactérias na água, em especial coliformes fecais, que são indicadores de contaminação; a presença de flúor (que evita cáries) e turbidez (que indica a presença de partículas em suspensão na água). A quantidade de cloro, que indica a qualidade da água, é verificada na hora da coleta devido a sua volatilidade. O cloro se liga a impurezas e as elimina, mas há um limite máximo para ele, que precisa ser verificado. O LACEN leva de três semanas a um mês para liberar o resultado das análises.

O resultado das análises no último ano caracteriza a água no município como boa. Se a caixa de água for limpa regularmente e estiver bem tampada, e os encanamentos estiverem em boas condições, a água distribuída pela rede pública apresenta excelente padrão de potabilidade, sendo inclusive melhor que água mineral. No caso desta, é importante verificar o armazenamento adequado, a garrafa não deve ficar em contato com o sol ou com luminosidade em excesso. Além disso, a limpeza do galão e do suporte devem ser realizadas a cada troca.

Casos de não conformidade da água em Piraquara são bastante raros, e normalmente tem a ver com cloro ou flúor abaixo do limite em finais de rede. Porém, em caso de obras ou intermitência no fornecimento de água podem ocorrer contaminações esporádicas. Identificados os problemas, a Sanepar é acionada para que normalize a situação. A Sanepar também realiza análises periódicas e qualquer inconformidade é indicada na conta de água.

É muito importante que as pessoas realizem periodicamente, o recomendado é a cada seis meses, a limpeza da caixa de água de sua residência, pois mesmo que na rede de distribuição a água apresente boa qualidade, ela pode ser contaminada na rede interna do usuário. O site da Sanepar disponibiliza uma cartilha: http://site.sanepar.com.br/informacoes/limpeza-de-caixa-de-agua. Também é importante verificar a integridade dos encanamentos internos, que não podem apresentar furos ou rachaduras.

Confira as fotos