Treinamento DST/Aids para servidores da Saúde de Piraquara

Publicado em 28/11/2013 às 00:00

O Programa Municipal de DST AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), através do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento para DST / HIV / AIDS / Hepatites Virais), realiza ações para a promoção à saúde e prevenção às DST. Estas ações são pactuadas junto ao Ministério da Saúde e visam ampliar a divulgação do serviço e da distribuição de insumos de prevenção, como por exemplo preservativos. Para fortalecer estas ações, o CTA realizou durante esta semana, nos dias 25 a 27, uma capacitação para as equipes da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a divulgação do serviço oferecido à população. Este encontro objetiva o fortalecimento das ações de prevenção e adesão com os diversos setores da Secretaria.

O Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção da Cultura de Paz (NUPREVI) está vinculado à Vigilância Epidemiológica, e tem como o objetivo o fortalecimento e ampliação da Ficha de Notificação SINAN, para digitação, análise de dados relacionados a todas as formas de violência,  e encaminhamento aos órgãos competentes. “Estamos capacitando os profissionais da área da saúde para melhor compreensão das várias formas de violência e a importância da notificação, pois será através destes dados que conseguiremos estabelecer políticas públicas para médio e longo prazo, reduzindo a morbi-mortalidade por agressões e outras formas de violência e estabelecendo a cultura de paz no município de Piraquara”, declara Celma Gonçalves, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids.

Veja aqui as fotos da capacitação.