Teve início a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara

Publicado em 22/09/2014 às 00:00

Teve início nesta segunda feira (22) a programação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea. A abertura das atividades ocorreu com a coleta de sangue e a realização do cadastro de doadores de medula óssea na unidade móvel do HEMEPAR. O ônibus atendeu os interessados em doar sangue e realizar o cadastro no calçadão da Avenida Getúlio Vargas.

Durante todo o dia o movimento foi intenso na unidade móvel, onde os profissionais do Hemepar e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde prestaram o atendimento. Voluntários de diversas idades aproveitaram a oportunidade para doar sangue e fazer o cadastro como doador de medula óssea. “Achei ótima a facilidade de poder fazer a doação e o cadastro aqui no ônibus. Nunca tinha doado sangue, e ficamos comovidos com a história do Gustavo Calonga e resolvi colaborar”, explicou Weslei Fernando, de 24 anos.

Programação da semana

Durante toda a semana ainda serão realizadas ações de conscientização nos bairros Guarituba e Centro. Equipes da Secretaria de Saúde estarão na Rua Betonex e na Avenida Getúlio Vargas distribuindo material informativo, e orientando a população sobre a importância da doação de sangue e o cadastro de doadores.

Na quinta feira (25), ocorre na Câmara Municipal de Piraquara, um momento de sensibilização, com a palestra da Dra. Ana Paula Pedro Bom, do Hospital Pequeno Príncipe. O evento é aberto ao público, e contará com a participação de profissionais da saúde, autoridades do município e familiares do Gustavo Rosa Longa.

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga institui em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula. O projeto de autoria do Vereador Ernani Winter foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, e sancionado pelo Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.

De acordo com Marcos Antonio Padilha Calonga, pai do Gustavo Calonga, a intenção principal da semana é mostrar para as pessoas como o cadastro de doadores é importante e pode salvar vidas. “Durante o tratamento do nosso filho percebemos a falta de informação das pessoas. A intenção é mostrar para a população que não é tão difícil quanto parece ou quanto se imagina. O cadastro é uma coleta de sangue extremamente simples, e os voluntários só serão encaminhados para outros exames no futuro, em caso de compatibilidade”, ressaltou.

Confira as fotos