Teatro Municipal será inaugurado na próxima sexta

Publicado em 29/03/2016 às 00:00

A partir de abril a população de Piraquara vai contar com um espaço adequado para o desenvolvimento do movimento cultural local. O Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza será inaugurado no dia 01 de abril, com estrutura para receber eventos culturais abertos à população.

Localizado na Rua Vitório Scarante, ao lado do Parque das Águas, na região central do município, o teatro foi construído com recursos do Ministério da Cultura e contrapartida da Prefeitura. O processo estava parado e foi retomado pela atual gestão.

De acordo com o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli, o local será um espaço adequado para o desenvolvimento do movimento cultural do município e uso da comunidade. “Será um equipamento de todo o complexo do Parque das Águas, um espaço para a população e para aquelas pessoas quem trabalham com a cultura desenvolverem suas atividades”, destaca.

Estrutura

O investimento total foi de R$ 469.362,80, e resultou em um prédio de 315 m², com salas multiuso, espaços de convivência, banheiros adaptados e um anfiteatro. No local serão desenvolvidas as mais diversas formas de manifestações culturais, artísticas, festivais, cursos, palestras, entre outros eventos para fomentar a cultura local.

A homenageada Heloína Ribeiro de Souza

Nasceu em Piraquara no dia 29 de dezembro de 1916, em uma família que era amante das artes. Sempre muito ativa, curiosa e simpática, apesar de cuidar muito da família e dos compromissos domésticos, Heloína nunca abandonou seu interesse pela cultura. Cursou a Escola de Belas Artes do Paraná e dedicou-se devotadamente para a leitura e o aprimoramento da música nos estudos de piano clássico e nas aulas de canto lírico. Para poder executar bem estas atividades, participou de cursos de língua inglesa, francesa e italiana. Nas artes plásticas, realizou cursos de pintura com grandes expoentes do Estado do Paraná, entre eles o mestre Guido Viaro. Atuou como solista na Catedral de Curitiba. Em Piraquara Dona Lilinha, como era conhecida, tocava piano e cantava nas missas e nos eventos sociais. Ela se tornou providencial incentivadora e facilitadora da difusão da arte para o povo piraquarense.

Organizava periodicamente eventos culturais como produções teatrais, apresentações de corais e exibições de filmes com o fim de levantar fundos, que depois eram enviados para a Cruz Vermelha, prestando auxílio aos soldados brasileiros que lutavam na II Guerra Mundial.

Dona Lilinha teve importante participação em agremiações femininas relativas à cultura e à literatura. Entre 1947 e 1949, fez parte da comissão local da Associação de Proteção à Maternidade e Infância – APMI, como vice-presidente. Foi pioneira também no primeiro corpo docente do Ginásio Romário Martins, quando fundado, no ano de 1950. Heloína gostava muito de escrever, desde anotações sobre assuntos corriqueiros, passando por cartas para amigos e parentes, até relatos de viagens, muito ricos em detalhes. Dona Lilinha faleceu aos 85 anos de idade, no dia 16 de outubro de 2002, sendo sepultada no Cemitério Bom Jesus, em Piraquara.

* (Foto: Bruno Oliveira)

Esta é a área onde hoje está construído o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, no início de 2014, quando a Prefeitura retomou o processo para sua construção.

* (Foto: Bruno Oliveira)

Abril de 2014 - Visita de representantes do Ministério da Cultura ao local.

Março de 2015 - Assinatura da Ordem de Serviço da obra

Março de 2015 - Início da parte bruta da obra