Teatro e Desfile cívico celebram a Semana da Pátria no Guarituba

Publicado em 05/09/2014 às 00:00

Promovido pela direção da Escola Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro, de Piraquara, aconteceu nesta sexta, dia 05, o desfile cívico na região do Guarituba, em celebração à Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de setembro. O evento teve apoio da Prefeitura através das Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer. O desfile aconteceu na Rua Pastor Adolfo Weidmann e teve início às 9h com uma grande plateia que se reuniu para prestigiar os participantes.

Além da Escola Marilda, o desfile contou com a participação da Fanfarra Explosão, da Escola Estadual Arnaldo Busato, Colégio Estadual Algate Lickfeld Maus, Colégio Estadual Boa Esperança, integrantes do Clube de Desbravadores Pinheiro de São José dos Pinhais, Centro Municipal de Educação Anjo da Guarda, Centro Municipal de Educação Ivone Martha C. Defert, integrantes do Clube de Desbravadores Guardiões do Rei com sua fanfarra, integrantes do Clube de Desbravadores Aventureiros de Quatro Barras e Batalhão de Polícia de Guarda de Piraquara.

Um grupo de integrantes do Clube de Desbravadores Guardiões do Rei desfilou com trajes típicos da família real, assim como “já fizemos em outros desfiles em cidades da região, gostamos muito de participar, mas em Piraquara é a primeira vez”, diz Heloísa Helena.  As crianças também gostaram muito. Laiane Nicole Oliveira Santos, 10 anos, disse: “gosto muito de participar do desfile”. Já Vitória Aparecida de Souza Oliveira, de 7 anos, participou pela primeira vez e estava muito animada: “estou gostando de estar aqui, queria muito participar”.

No Guarituba o desfile cívico tinha acontecido apenas uma vez, em 2001, e foi resgatado este ano, já que há muitas escolas na região. O prefeito Marcus Tesserolli falou da satisfação em retomar a celebração. “É muito importante para o município celebrar a semana da pátria e incentivar nossos alunos para que saibam a importância histórica desta data. Estamos felizes com a retomada do desfile no Guarituba”, finaliza.

Estavam presentes no evento os vereadores Eugênio Huller, José Machado e Valmir Soares (Rock), além da primeira dama Ana Mazon, da secretária de Educação Loireci Dalmolim de Oliveira e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Alcindo Zaro.

Na quinta, dia 04, aconteceu na Escola Marilda o teatro da Independência, apresentado aos alunos pelo grupo Desbravadores de Piraquara, já iniciando as comemorações da Semana da Independência.

Amanhã, dia 06, acontece o Desfile Cívico no Centro do município, na Avenida Getúlio Vargas, a partir das 9h.

Veja as fotos do teatro da Independência

Veja as fotos do desfile no Guarituba.