Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo participam de capacitação em Geoprocessamento

Publicado em 23/05/2014 às 00:00

Na última quarta-feira (22) técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Piraquara participaram do 2º curso de "Noções de Geoprocessamento" promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos. O curso teve como objetivo capacitar os profissionais piraquarenses para alimentar o Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo) da capital desenvolvido pelo Ippuc.

Essa é apenas uma das etapas do projeto que vem sendo desenvolvido desde 2013, e que visa capacitar os profissionais de Meio Ambiente e Urbanismo de toda a Região Metropolitana de Curitiba para que futuramente os mesmos ajudem a enriquecer o banco de dados do "Metrogeo" facilitando assim o processo de pesquisas na região.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Teserolli, o Marquinhos, participou da abertura do curso, e destacou a participação do município no abastecimento do Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas. "É um sistema de grande importância que irá reunir indicadores diversos da região metropolitana, e servir como um banco de dados para o auxílio dos governos municipiais", enfatizou.

O Secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Valfrido Prado, também participou do evento.

O Projeto

A Prefeitura Municipal de Piraquara começou a participar do projeto Metrogeo em outubro de 2013, e desde então já realizou dois cursos de capacitação na área de Geoprocessamento. A parceria entre o município e o projeto é coordenada por uma comissão coordenadora que tem como representante a arquiteta Lidiany de Amorim Baptista.

A iniciativa irá alimentar o Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo) oferecendo a população dados importantes sobre Curitiba e Região Metropolitana, tais como: índices de proliferação de insetos; situação de  vias; sistema viário entre outros.