Sorteio de casas do Conjunto Habitacional Vista da Serra foi realizado em Piraquara

Publicado em 24/11/2014 às 00:00

Na última sexta (21) aconteceu em Piraquara o sorteio de 135 famílias entre as 1167 cadastradas para as unidades do Conjunto Habitacional Vista da Serra, localizado no bairro Vila Fuck. O sorteio ocorreu no Ginásio Poliesportivo Gilberto Alves do Nascimento, em duas etapas: famílias que atendem 3 ou 4 critérios de seleção, com 75% das casas (101 unidades), e famílias que atendem menos de 3 critérios de seleção, com 25% das casas (34 unidades). As famílias sorteadas na sequência ficaram como cadastro reserva. Participaram do evento como fiscalizadores Ministério Público Municipal, Prefeitura Municipal de Piraquara, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Assistência Social, Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Seleção do Empreendimento Habitacional Vista da Serra, além de Cohapar, Caixa Econômica Federal e 3ª Promotoria de Justiça de Piraquara.

O prefeito Marcus Tesserolli falou da importância dessas casas para a população: “conheço muitas famílias que estão aqui e o sonho delas de ter a casa própria, para os que não forem contemplados hoje, saibam que estamos trabalhando por mais áreas para a construção de mais conjuntos habitacionais”, declara. A primeira sorteada presente no evento, Fernanda Aparecida Lyra, que tem duas crianças, ficou muito feliz e mostrou a fé: “moro há oito anos em uma casa emprestada, já estava sem esperança, mas agora se tudo der certo, essa mudança representa tudo na minha vida, hoje vi que Deus é fiel”, diz emocionada. Cleusaira Robson de Santos, outra sorteada, que tem três crianças, se emocionou muito ao ouvir seu nome. “Moro de aluguel, sustento minhas filhas, estou sempre lutando, e a mudança para uma casa minha é tudo para mim, representa segurança e tranquilidade para poder criar minhas filhas”, conta com um grande sorriso no rosto.

Estavam presentes no evento secretários municipais e os vereadores Ernani Winter, Miguel Scrobot, Eugênio Huller e José Machado.

Famílias sorteadas

A lista com a ordem dos sorteados será publicada em até 10 dias. Os sorteados devem comparecer à Secretaria de Assistência Social na data estabelecida na listagem para entregarem sua documentação. Os selecionados no sorteio passarão por análise da Caixa Econômica Federal para comprovação das informações prestadas no ato do cadastro e consulta aos sistemas utilizados pela instituição financeira, podendo ser reprovadas caso não atendam aos critérios estabelecidos nas legislações nacionais. Neste caso, a próxima família do mesmo grupo será analisada.

Conjunto Habitacional Vista da Serra

As casas foram construídas através de uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Companhia de Habitação do Paraná, a Cohapar, com o objetivo de reassentar e proporcionar a oportunidade de uma casa segura para famílias que vivem em áreas de risco no município.

O número total de casas do Conjunto é de 341, sendo que as unidades que não entraram no sorteio são destinadas aos grupos indicados previamente. Os grupos de famílias com pessoas com deficiência e idosos, ficarão cada um com 5% do total, que são 18 casas por grupo. As famílias que se enquadram no reassentamento ficam com 50% do total. Estes devem atender os critérios de seleção e avaliação financeira e social.

Veja aqui as fotos do fechamento das urnas e do sorteio