Notícia

Situação de emergência hídrica segue na Região Metropolitana de Curitiba

Publicado em 10/05/2021 às 00:00

No dia 04 de maio, o Governo do Estado do Paraná decretou situação de emergência hídrica nas cidades que compõe a Região Metropolitana de Curitiba, incluindo Piraquara. O Decreto 7554/2021 também se estende para cidades no Sudoeste paranaenses.

Com o abril mais seco da história do Paraná, o Estado anunciou o novo decreto visando a gravidade da situação dos reservatórios. O documento tem validade de 90 dias e libera as empresas de abastecimento para realizar rodízios de até 24h, podendo ser um tempo maior em casos de emergência.

Além disso, ficou a cargo da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento orientar agricultores sobre o controle da água nas atividades agropecuárias. A Polícia Militar, junto ao Instituto Água e Terra, ficaram responsáveis por fiscalizar o uso ilegal dos recursos hídricos.

USO RACIONAL - A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

DICAS DE CONSUMO

• Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

• A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

• A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

• Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

• Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

• Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

CAIXA D´ÁGUA - Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação.

AVISOS POR SMS - A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta d´água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens.

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel.

Atualmente, no Estado, cerca de 2 milhões de clientes já cadastrados para receber avisos em seu telefone celular.

Com informações da Sanepar