Setor de Saúde Mental realiza curso de formação para profissionais da saúde

Publicado em 26/03/2015 às 00:00

Durante todo o mês de março de 2015 acontece a Formação em Saúde Mental com ênfase para a problemática do uso de crack, álcool e outras drogas, para agente comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica da Prefeitura de Piraquara. O Ministério da Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e o Departamento de Atenção à Saúde de Piraquara, por intermédio da Coordenação de Saúde Mental municipal, promovem a capacitação científica e tecnológica aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

O curso denominado como Caminhos do Cuidado tem o objetivo de contribuir com a formação, para que estes profissionais possam atuar como agentes de mudança nas práticas de cuidado em Saúde Mental e uso prejudicial de drogas, oferecendo dispositivos para reconhecimento das situações problemáticas presentes no dia a dia do território, e assim facilitar o acolhimento necessário dos usuários, por meio da mobilização e articulação de uma rede de apoio social e comunitária.

Segundo Léia Hidemi Noguti, coordenadora de Saúde Mental do município, o tema do uso de crack, álcool e outras drogas, tem sido amplamente discutido em vários segmentos da sociedade, pois é uma realidade presente em todo o território brasileiro. A diversidade dos problemas trazidos pela drogas nos aspectos biológicos, psíquicos, sociais e culturais exigem enfrentamentos no campo da prevenção, do cuidado e da autoridade. Por isso as abordagens devem abranger ações articuladas entre as redes de atenção à saúde, da assistência social, da educação, da justiça, dos direitos humanos, entre outros.

O curso será ministrado por tutores e terá carga horária de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas na modalidade de dispersão a serem realizadas no território de atuação.

Veja aqui as fotos de uma das aulas do curso.