Seminário de Meio Ambiente discute os desafios em Piraquara

Publicado em 25/03/2014 às 00:00

Na sexta-feira, 21, aconteceu em Piraquara o Seminário de Gestão Ambiental Novos e Velhos Desafios, pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Fizeram parte do evento a assinatura de um programa ambiental e palestras.

A secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Raquel Sizanoski, apresentou as principais características ambientais da cidade, falando das nascentes, dos mananciais e toda a questão da água. O secretário de Meio Ambiente do município de Pinhais, Ambrósio Struginski, falou da importância da água, já que a proximidade com os rios “sempre foi o ponto de partida para o início e desenvolvimento das cidades”. Ele comentou ainda sobre a dificuldade de manejo correto da água, aliado a questões como a coleta de lixo comum e restos de construções, e finalizou enfatizando a importância do debate no Seminário.

O prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, falou de aspectos gerias do município: os 93% do território que são áreas de preservação ambiental, a inclusão do município no G100 pela Frente Nacional de Prefeitos, e da quantidade de lixo gerada no município, pois só em 2012 foram retirados mais de 2 mil caminhões. Para ele, “é preciso planejar maneiras de aumentar a oferta de emprego, o desenvolvimento da cidade e da agricultura sem prejudicar o meio ambiente e as nascentes do município”. Além disso, falou da importância do debate sobre o meio ambiente, da participação de todos os presentes e do envolvimento da comunidade local, já que o crescimento populacional e habitacional também cria uma demanda desafiadora.

Conbio

Durante o evento aconteceu a assinatura do Conbio, o Programa Condomínio da Biodiversidade, realizado pela SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem), em parceria com a Prefeitura e o HSBC. O programa tem ainda parceria com outras empresas e instituições, como por exemplo a Fundação O Boticário. Elenise Sipinski, bióloga da SPVS, explicou o que é o Conbio, que tem como objetivo incentivar atitudes que preservem a biodiversidade e reverter processos de degradação ambiental. O programa incentiva e orienta proprietários de áreas de preservação no manejo e cuidados com a propriedade. O Programa já acontece em cidades como Curitiba e Campo Largo. Clóvis Borges diretor executivo da SPVS, afirma que “Piraquara vem dando um exemplo de mudança de postura da gestão pública sobre a conservação do meio ambiente e a água no município”. Para ele, o valor do abastecimento de água para Curitiba e região metropolitana feito por Piraquara não é reconhecido e valorizado como deveria, assim como moradores que conservam de forma correta a natureza em sua área. Borges afirma que conseguir que o município se desenvolva mantendo as áreas naturais é um desafio, por isso “estamos firmando esse compromisso, para fazer história a partir deste exemplo de Piraquara”, finaliza.

Ocupação desordenada

A primeira palestra foi sobre ocupação desordenada, com o promotor de justiça Marco Aurélio Romagnoli Tavares. Ele falou do contexto de Piraquara, da água, de toda a área de preservação e que durante 20 anos houve no município ocupação de áreas irregulares sem controle. Hoje há bairros inteiros ou quase inteiros em áreas de preservação, e a regularização e manejo destas áreas, muitas já consolidadas, e da população é um desafio para a Prefeitura e o Estado, além de todos os órgãos ambientais. Existem questões muito específicas e custosas em cada região da cidade. Depois de sua explanação foi aberto espaço para perguntas.

Ainda durante a tarde houve palestras e debates sobre responsabilidade animal com o veterinário Alexander W. Biondo, Gestão de Resíduos com o engenheiro de materiais Eduardo Monteiro Bigelli e Água e Esgoto com a bióloga Ana Cristina R. Barros e a assistente social Ana Izabel S. do Nascimento (Sanepar).

Participação

Além da comunidade em geral, agricultores da região, servidores de diversas secretarias e representantes de Prefeituras de municípios vizinhos, estiveram presentes no evento a primeira dama de Piraquara, Ana Mazon Tesserolli, a secretária de Educação, Loreci Dalmolim de Oliveira, o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, José Luis Pedroza, os vereadores Rocxk, Josimar Froes e Ernani Winter, representantes do 6º grupamento de Bombeiros, sediado em Piraquara, e Carolina Ximenes, representando a Fundação O Boticário.

Confira as fotos