Notícia

Seminário de Linguagens Artísticas e Corporais mostra trabalho com crianças nas escolas de Piraquara

Publicado em 17/11/2014 às 00:00

Nesta quarta (12) e quinta (13) aconteceu em Piraquara, na Câmara Municipal, o II Seminário Municipal de Linguagens Artísticas e Corporais, realizado pela Secretaria de Educação Municipal. O objetivo do evento foi socializar as práticas pedagógicas relacionadas às linguagens artísticas e corporais, assim como valorizar e avaliar as práticas dos profissionais das instituições de ensino de Piraquara. No Seminário, os professores e equipes diretivas das escolas e CMEIs tiveram a oportunidade de apresentar as práticas desenvolvidas nas instituições municipais, a partir do trabalho realizado nas áreas do conhecimento de Artes e Educação Física. Todos estes trabalhos são pensados e elaborados a partir de orientações prévias e em consonância com a Proposta Pedagógica Municipal. Na abertura do evento, um vídeo sobre os cinco sentidos explorados pelas crianças e outro mostrando o Seminário de 2013 emocionaram os participantes.

Para a secretária municipal de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira, “mostrar esse trabalho significa mostrar o resultado do trabalho de todos nós, profissionais da educação. Não fazemos nada para ficar escondido, devemos mostrar e compartilhar o trabalho para que se tenha clareza que estamos desempenhando nosso papel”, diz. Ela ainda reforçou a importância do trabalho das profissionais que estão diretamente com os alunos: “as ideias só funcionam se quem está lá na escola tem vontade de realizar”. Sobre os sentidos, ela fala que “o ser humano precisa ser olhado em seus gestos durante toda a vida, não só enquanto é uma criança pequena, pois o corpo mostra como a pessoa está”. E finaliza: “o fortalecimento da educação depende do esforço de todos nós”.

Antes de iniciar as apresentações das instituições, houve participação especial com palestra dos professores da Universidade Federal do Paraná, Dr. Guilherme Gabriel B. Romanelli, que falou sobre linguagem da música, e Dra. Marynelma C. Garanhani, que falou sobre linguagem do movimento. Durante os dois dias aconteceram as apresentações das escolas e debates com novas ideias e propostas para o próximo ano nas áreas de Artes e Educação Física.

“Apresentamos diferentes formas de ver e explicar os mundos que nos rodeiam. Mas, na pequena infância, os movimentos do corpo são os primeiros recursos de expressão e comunicação. São as ferramentas que a criança utiliza para brincar e construir uma cultura infantil.”

Marynelma Camargo Garanhani

Veja aqui as fotos do evento