Notícia

Semana Mundial do Aleitamento materno tem ações de orientação em Piraquara

Publicado em 12/08/2014 às 00:00

A última semana, de 1º a 08 de agosto, foi a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com ações de orientação e incentivo realizadas em mais de 170 países no mundo. A intenção da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde no Brasil é incentivar a amamentação até os dois anos de idade. O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.

Em Piraquara, cada Unidade de Saúde preparou uma programação especial para estes dias, com palestras, orientações e ‘mamaço’, um momento em que todas as mães presentes nos eventos amamentam os seus filhos.

Ainda esta semana, as Unidades de Saúde continuam com a programação. Na sexta, dia 15, a Unidade Osmar Pamplona e a Unidade João Airdo Fabro Arão atividades de orientação com as pacientes da região.

 

Importância da amamentação*

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

 

Alimento exclusivo*

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, a prática não deve ser interrompida. Segundo ele, o aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, substâncias e células. "São esses anticorpos que as protegem de infecções", explica.

*Fonte: Ministério da Saúde

 

Veja aqui as fotos dos eventos.

Unidade de Saúde James Ribas Martins

Unidade de Saúde Dr. Flávio Cini – Primavera

Unidade de Saúde Tia Tiana

Unidade de Saúde Elfride de Oliveira Miguel

Unidade de Saúde Wanda Malmann

Unidade de Saúde Caiçara – Carlos Jess