Semana de Incentivo a Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara mobilizou a comunidade

Publicado em 29/09/2014 às 00:00

Piraquara viveu um momento de sensibilização durante a Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue e Medula Óssea, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de setembro. Instituída neste ano por meio da Lei Gustavo Rosa Calonga, com o objetivo de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula, a semana mobilizou a comunidade piraquarense.

A abertura das atividades ocorreu com a coleta de sangue e a realização do cadastro de doadores de medula óssea na unidade móvel do HEMEPAR. O ônibus atendeu os interessados em doar sangue e realizar o cadastro no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, na segunda feira (22). Voluntários de diversas idades aproveitaram a oportunidade para doar sangue e fazer o cadastro como doador de medula óssea.

Confira as fotos

Durante todos os dias da semana foram desenvolvidas ações de conscientização e orientação nas unidades de saúde do município, e também na Rua Betonex e na Avenida Getúlio Vargas.

Palestra sobre leucemia na infância

Na quinta feira (25) foi realizado um momento de sensibilização na Câmara Municipal, com a palestra da Dra. Ana Paula Pedro Bom. O evento contou com a participação de profissionais da saúde, autoridades do município, membros do Conselho Municipal de Saúde, familiares do Gustavo Rosa Longa, e comunidade.

A Coordenadora da Equipe de Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe apresentou as leucemias mais comuns na infância, fatores de risco, tratamento, entre outros aspectos da doença e ainda respondeu perguntas do público e dos profissionais de saúde presentes.

Durante a abertura do evento, a Secretaria de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, destacou o envolvimento dos servidores da saúde durante a semana, e o empenho da família Calonga. “Quero fazer um reconhecimento do empenho da família que transformou a dor em um belo momento de sensibilização, e também dos servidores da secretaria de saúde que abraçaram a causa desenvolvendo atividades durante toda a semana”, ressaltou.

O vereador Ernani Winter, autor da Lei Gustavo Calonga, também destacou o envolvimento da família. “Sou apenas um instrumento que possibilitou a viabilização da lei. O mérito é todo da família que se propôs a ajudar ao próximo e o semelhante mesmo tendo passado por um momento bastante delicado. Agradeço também a prefeitura que deu todo o suporte para a realização da semana”, destacou.

Os pais do Gustavo Calonga, Marcos Antonio Padilha Calonga e Rita da Silva Rosa participaram e acompanharam as atividades durante a semana. No evento de quinta feira, bastante emocionados, os dois preferiram não se manifestar.

Confira as fotos

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga institui em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula. O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.

De acordo com o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a intenção é incrementar a semana nos próximos anos. “Nesta primeira edição tivemos uma boa adesão por parte da comunidade, e conseguimos uma repercussão bastante positiva. Nossa intenção nos próximos anos é ampliar as atividades para manter viva a luta da família Calonga, e buscar cada vez mais envolvimento da população”, finalizou.