Secretaria de saúde trabalha pela qualidade do pré-natal em Piraquara

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Um trabalho pela sensibilização da equipe da Secretaria de Saúde de Piraquara iniciou nesta terça (21) com a apresentação do Programa Estadual Mãe Paranaense. Pela manhã agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros da rede municipal receberam orientações teóricas sobre o protocolo de atendimento à gestante. Na parte da tarde, médicos e enfermeiros fizeram um treinamento prático, onde foram mostrados os principais procedimentos de consulta com as gestantes, conforme o tempo de gravidez. Segundo a secretária de Saúde, Maristela Zanella, “o objetivo deste trabalho em Piraquara é reduzir o índice de mortalidade infantil e materna e melhorar a qualidade de saúde da gestante e da criança”.

Para atingir este objetivo, é preciso melhorar a oferta de serviço de pré-natal e fazer com que a gestante realize no mínimo seis consultas durante a gravidez, procurando atendimento na Unidade de Saúde até a 12ª semana de gestação. Já foi instalada na Secretaria uma câmara técnica multidisciplinar, com diversos profissionais da área, para avaliar como está o atendimento do pré-natal realizado pela Prefeitura, cerificando o procedimento das consultas e a oferta de exames, além de propor ações. O próximo passo é reunir os médicos para debater a implantação de um novo prontuário das gestantes, criando um protocolo e um cadastro de atendimento padronizado, proporcionando assim um pré-natal de qualidade às gestantes de Piraquara.

Programa Mãe Paranaense

O Programa Mãe Paranaense consiste em um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo sete consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional. O público alvo são as mulheres em idade fértil e crianças menores de um ano de idade.