Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais

Publicado em 24/09/2014 às 00:00

Na última semana, nos dias 18 e 19 de setembro, a Secretaria de Saúde de Piraquara, através da coordenação de Saúde Mental, promoveu uma formação para todos os profissionais que atuam na área no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Segundo a coordenadora de Saúde Mental em Piraquara, Jamile Ribas Bos Alencar, a capacitação teve como objetivo avançar o trabalho neste setor para humanizar, qualificar e proporcionar resolução na assistência de saúde mental do município de Piraquara. Estas ações de capacitação e resoluções cumprem com o que preconiza a Política de Atenção à Saúde contemplada no Plano Municipal de Saúde 2014 – 2017.

No primeiro dia o médico referência na área, Dr. Luciano Sankai, falou para a equipe técnica de profissionais em saúde mental. Durante a manhã o tema foi a reforma psiquiátrica e a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), matriciamento e atendimento na Unidade Básica de Saúde, Caps, SAMU, urgência e emergência. À tarde foi falado sobre atendimento às crises dentro da RAPS, casos de urgência e emergência, a Lei 10216, que trata da proteção e direitos das pessoas com transtorno mental, e a estratificação de risco.

Na sexta, o público foram os médicos da Atenção Básica. Os temas neste dia foram o papel da atenção básica na RAPS, acolhimento do paciente, classificação de risco e condutas.

Nesta quinta, dia 25, a capacitação continua com os profissionais da área. Desta vez o os te,as são saúde mental do profissional, o médico e os remédios na RAPS, tipo de tratamento (clínico, psiquiátrico, medicalização). No dia 10 de outubro acontecerá na Câmara Municipal um evento aberto ao público sobre o tema saúde mental como uma política permanente de governo.

Veja aqui as fotos da formação.