Notícia

Secretaria de Saúde faz esclarecimento sobre a Febre Amarela

Publicado em 31/01/2017 às 00:00

Tendo em vista o aumento do número de casos de Febre Amarela no Estado de Minas Gerais e as características geográficas de Piraquara, o Departamento de Vigilância em Saúde do município presta esclarecimentos e tranquiliza a população.

1) A Febre Amarela Silvestre é uma doença causada por um vírus transmitido por um mosquito que habita as matas. Pessoas que moram nas cidades e não frequentam áreas de matas, no momento, não correm risco de adquirir a doença, visto que não existe circulação urbana do vírus da Febre Amarela na atualidade.

2) Não existe nenhum registro de pessoas que foram infectadas por este vírus no Município de Piraquara nos últimos 20 anos,  quando as notificações começaram a ser registradas em todo País;

3) O Município de Piraquara é considerado pertencente da Área Sem Recomendação Vacinal, ou seja, uma área onde pessoas não vacinadas podem visitar com risco mínimo de infecção por Febre Amarela;

4)  A vacina para Febre Amarela consta no Calendário de Vacinação, sendo aplicada em todas as crianças aos 9 meses de idade, com um reforço aos 4 anos. Apesar do Brasil considerar imunizadas pessoas com 2 vacinas, a Organização Mundial de Saúde considera vacinada pessoas com apenas 1 dose da vacina. É importante salientar que o reforço a cada 10 anos desta vacina não é mais considerado necessário.

5) Não existe falta desta vacina nas Unidades Básicas de Saúde, portanto não existe necessidade de uma corrida para vacinação. Como não existe risco de se pegar Febre Amarela aqui em Piraquara, a recomendação é que apenas pessoas sem histórico de nenhuma vacina, ou com apenas uma, e que tenha necessidade de viajar a algum município da Área com Recomendação Vacinal  (veja a lista completa de municípios aqui) recebam a vacina. Para ter efeito esta vacina deve ser tomada 10 dias antes da viagem.

6) Nunca, em nenhuma hipótese, mate ou maltrate os macacos que habitam nossas matas! Eles não são transmissores da Febre Amarela, sendo vítimas como nós das picadas de mosquitos infectados. Se você souber ou presenciar algum maltrato a qualquer animal acione imediatamente o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná, através do telefone 181.  O maltrato aos animais é crime, previsto na Lei 9605 de 2008 :

“Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Denuncie!

7) Por habitarem nossas matas, os macacos possuem um risco muito maior que o nosso de ficarem doentes quando existe a circulação do vírus da Febre Amarela. Desta forma, se você encontrar um macaco morto ou aparentemente doente, ligue imediatamente para a Vigilância Ambiental de Piraquara no telefone (41) 3590-3764 ou para o CIEVS da Secretaria de Saúde do Paraná no telefone 0800 643 8484.

Nem todo macaco morto ou doente está com Febre Amarela, mas todos os casos são investigados de forma a que possamos afirmar que em nosso município não temos este vírus circulando.

Fontes:

Departamento de Vigilância em Saúde de Piraquara

Ministério da Saúde

Polícia Militar do Paraná

Sala de Apoio à Gestão Estratégica

Secretaria de Estado de Saúde do Paraná