Secretaria de Saúde de Piraquara cria a Comissão de Farmacoterapia

Publicado em 12/12/2013 às 00:00

A Secretaria de Saúde de Piraquara publicou no final no último mês uma portaria que constitui a Comissão de Farmacoterapia. A comissão é uma instância colegiada, de caráter deliberativo, normativo e consultivo, que tem por finalidade estabelecer normas e procedimentos relacionados a medicamentos no município.

A Comissão de Farmacoterapia será responsável pelo desenvolvimento e supervisão de todas as políticas e práticas de utilização de medicamentos no município, com o objetivo de assegurar resultados clínicos satisfatórios e o uso seguro e racional dos medicamentos.

A primeira medida da comissão foi elaborar a Relação Municipal de  Medicamentos Essenciais - REMUME para suprir as necessidades da população de Piraquara, segundo critérios de farmacoterapia baseada em evidências e uso, tendo como referência Relação Nacional de Medicamentos do Ministério da Saúde.

Durante aproximadamente três meses, em reuniões quinzenais, a comissão que é composta pó três farmacêuticos, dois médicos e três enfermeiros, todos estatutários do município, se reuniu pra elaborar a REMUME que foi concluída nesta quarta feira (11) em reunião realizada no CESPE.

Com a elaboração da relação de medicamentos essenciais para a população, a Comissão Farmacoterapia possibilita um planejamento adequado na aquisição dos medicamentos, garantindo a distribuição nas farmácias municipais, além de ser referência para que os médicos prescrevam medicamentos disponíveis no município.

Confira as atribuições da Comissão de Farmacoterapia de Piraquara:

I. Estabelecer normas de prescrição e dispensação de medicamentos;

II. Definir e selecionar os medicamentos essenciais, elaborar e atualizar periodicamente a relação municipal de medicamentos (REMUME), e avaliar solicitações de alteração nessa relação;

III. Estabelecer os critérios para aquisição e fornecimento de medicamentos não constantes do elenco nacional do Componente Básico da Assistência Farmacêutica ou da RENAME vigente, fornecidos através de programas específicos do Município;

IV. Elaborar protocolos e diretrizes terapêuticas para nortear as práticas terapêuticas locais;

V. Fornecer informação sobre medicamentos e outras tecnologias a equipe de saúde;

VI. Fomentar e participar de atividades de educação continuada em terapêutica dirigida à equipe de saúde;

VII. Assessorar a Secretaria de Saúde e seus setores no desenvolvimento, implantação e avaliação de programas que envolvam dispensação de medicamentos;

Confira a relação dos membros

Vitor Manoel da Luz – CRF/PR 13314

Juliana Okagima – CRF/PR 22045