Saúde do Idoso de Piraquara foi destaque no "I Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná"

Publicado em 18/12/2019 às 00:00

Nos dias 16 e 17 de dezembro aconteceu o I Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde - SESA, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde/Divisão de Saúde do Idoso. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, foi um dos destaques do evento com a apresentação dos projetos para esse público no município.

O encontro intersetorial, multidisciplinar, realizado na cidade de Tijucas do Sul, foi a primeira grande discussão sobre o envelhecimento populacional no Paraná. E discutiu como os municípios devem se preparar para enfrentar estrategicamente o desafio de uma sociedade em envelhecimento.

Como reconhecimento ao trabalho da Secretaria de Saúde de Piraquara, o fisioterapeuta e Coordenador da Saúde do Idoso, Eduardo Denes Cesário Pereira, foi convidado para apresentar o tema: Atenção Primária à Saúde - experiências de sucesso, mostrando a implantação da "Linha de Cuidado Integral à Saúde do Idoso" no município.

Trata-se de um trabalho de aproximadamente dois anos, no qual as diretrizes do SESA foram executadas e que pode ser usado como modelo para os demais municípios paranaenses. O serviço vem sendo consolidado com os encaminhamentos realizados pela Atenção Básica para o ambulatório multiprofissional especializado da Rede do Idoso do COMESP.

Na ocasião, também foram apresentadas atividades realizadas junto às Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI do município, a importância do fortalecimento do Conselho Municipal para os Direitos da Pessoa Idosa - COMDIPI e os Mutirões de Saúde do Idoso que acontecem em Piraquara.

O evento foi direcionado para diretores das regionais de saúde do estado, representantes de outras secretarias estaduais, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso - CEDI, Associação Médica do Paraná, consórcios de saúde,  universidades estaduais (UEL, UEPG e UEM), entre outras entidades da sociedade civil e contou também com a presença do secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.