Notícia

Rodas de conversa conscientizam sobre abuso de crianças e adolescentes

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Dia 18 de maio, sábado, foi o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na campanha nacional, intitulada 'Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes', a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espirito Santo. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, mas poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Em Piraquara, desde 2009 a 'Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Risco para a Violência Doméstica e Familiar', através da ação 'Conhecer para Prevenir', reúne adultos, crianças e adolescentes para conhecer o fenômeno do abuso e da exploração sexual. A ação inicia no mês de maio e segue até novembro.

Pelo Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Piraquara foram realizadas rodas de conversa com adolescentes e adultos, em escolas e CISAs, abordando centenas de pessoas, com o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre a ocorrência de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade. No dia 06 de junho, quinta-feira, a roda de conversa acontece no Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga, a partir das 8h.