Reunião Técnica de Capacitação para o Plano Diretor foi realizada na Câmara Municipal de Piraquara

Publicado em 17/10/2019 às 00:00

Na segunda-feira, 14 de outubro, vereadores e a equipe de Supervisão Técnica e de Apoio se reuniram na Câmara Municipal de Piraquara para conhecer as etapas do Plano Diretor Municipal. Na oportunidade, a empresa URBTEC Planejamento, Engenharia e Consultoria, responsável pela revisão do plano, apresentou um resumo de como o trabalho será realizado no período de um ano.

O Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município nas áreas urbanas e também nas áreas rurais. Nele, será organizado o projeto de cidade que a população planeja.

A primeira Audiência Pública de Lançamento do Plano Diretor Municipal de Piraquara será realizada no dia 30 de outubro, no Auditório do Complexo Vila da Cidadania, situado na Rodovia João Leopoldo Jacomel, n° 4675, a partir das 18h30. A participação da comunidade é imprescindível.

Plano Diretor

Mas afinal o que é o Plano Diretor? Trata-se de uma Lei Municipal que estabelece a política de desenvolvimento do município e o ordenamento territorial, com base no Estatuto da Cidade. Deve ser elaborada de modo participativo, envolvendo toda a sociedade É esse plano que vai direcionar o futuro da cidade, para que ela seja cada vez melhor.

Quais os impactos do Plano Diretor em nossa cidade? O objetivo é tornar o desenvolvimento sustentável, aliando as esferas econômicas, ambientais e sociais com a redução de desigualdades, oferta de serviços e equipamentos urbanos, redução dos custos operacionais e de investimentos municipais, estabelece as ações fundamentais de investimentos.

O Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, integrantes de regiões metropolitanas, integrantes de áreas de especial interesse turístico, inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional, entre outros.

Acompanhe e participe do desenvolvimento do Plano Diretor de Piraquara por meio do site www.piraquara.pr.gov.br/planodiretor