Notícia

Reunião com moradores da Vila Franca orienta sobre controle de borrachudos

Publicado em 14/08/2013 às 00:00

No dia 1º de agosto aconteceu em Piraquara, na Vila Franca, uma reunião com os moradores, da qual participaram o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Ademir Marion Jess, funcionários da secretaria e técnicos da área para tratar sobre o controle dos borrachudos. Foi explicado à população como será feito o controle ambiental e o que cada um pode fazer para ajudar a controlar a situação de proliferação dos insetos.

Histórico

Servidores da secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária de Piraquara, se reuniram no dia 16 de julho com o técnico e especialista em simulídeos do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Edson Guimarães, para definir ações de combate à proliferação de mosquitos “borrachudos” no bairro Vila Franca e região. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura, e em seguida os técnicos visitaram o local para verificar a situação.

Após a constatação da grande quantidade dos insetos na região, foi organizado um cronograma de ações para combater a proliferação, que será desenvolvido por meio da aplicação de produtos larvicidas, limpeza de córregos e um intenso trabalho de educação ambiental. “É muito importante à conscientização das pessoas em relação à adoção de hábitos e posturas para não favorecer a criação de um ambiente propício aos borrachudos. A comunicação entre os órgãos públicos e a comunidade é uma das principais ações no combate a esse tipo de problema”, ressaltou a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ana Caroline Giordani.

“Borrachudo”

Os borrachudos são insetos de hábitos diurnos que pertencem à Família Simuliidae. São sugadores de sangue e por isso podem transmitir doenças para os homens e animais. A picada causa irritação da pele, ardência, e em pessoas alérgicas podem trazer várias consequências.

Veja as fotos da reunião.

Fotos da orientação sobre controle de borrachudos nas casas da Vila Franca