Resgate do Desfile Cívico em Piraquara reuniu milhares de pessoas

Publicado em 06/09/2013 às 00:00

Aplausos, sorrisos, expressões de alegria e emoção marcaram o Desfile Cívico de Piraquara, realizado nesta sexta feira (6) em alusão a Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de Setembro. O tradicional desfile que não era realizado desde 2008 voltou a ocorrer neste ano, e reuniu aproximadamente três mil pessoas na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

No início da manhã começaram a chegar os primeiros participantes, que aos poucos se tornaram centenas no local da concentração. Enquanto as fanfarras aqueciam seus instrumentos, organizadores, professores e alunos se preparavam para o início do desfile. Após o pronunciamento das autoridades, a Fanfarra Treme Terra, do Colégio Estadual João Batista Vera, abriu o desfile e foi responsável por ditar o ritmo durante todo o evento.

A APAE de Piraquara e a Escola Municipal Especial Cristiane Pampuch deram início ao desfile das instituições, e como não poderia ser diferente, emocionaram o público com a alegria e a superação de seus alunos. Em seguida passaram pela avenida mais 33 alas, entre escolas municipais, estaduais e particulares, fanfarras, grupos de escoteiros, melhor idade, ginástica, folclórico, projetos esportivos e sociais.

O encerramento ocorreu com o Desfile Militar, composto pelo Batalhão de Polícia de Guarda, Banda da Polícia Militar, Pelotão de Comando e Serviços, 2ª e 3ª CIA da PM e CIA de Escolta e Guarda, Alunos da Escola de Formação de Soldados, ROTAM, Canil, Serviço Reservado do BPGD, 6° Grupamento de Bombeiros, e a frota de viaturas e motocicletas diversas utilizadas pelos militares.

Resgate do Desfile Cívico em Piraquara

Em Piraquara os desfiles cívicos passaram a ser realizados no final da década de 50, por iniciativa do Professor Yatay de Britto, que na época era Diretor no Ginásio Estadual Romário Martins, hoje denominado Colégio Estadual. Durante anos o evento foi realizado de forma permanente, e movimentou milhares de pessoas. O último registrado ocorreu em 2008.

Com o objetivo de resgatar e celebrar o civismo no município, após quatro anos a Prefeitura de Piraquara retomou a realização. “Um dos nossos objetivos era resgatar o orgulho e a alegria do piraquarense em morar aqui em Piraquara. Por isso estamos tomando algumas medidas, e uma delas foi a retomada do Desfile Cívico, para trazer o povo novamente para a rua em um momento de integração entre a população, escolas, prefeitura, e também para ressaltar o nosso amor a pátria”, explicou o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

Para o morador da Vila Fuck, Anderson Cristo, que prestigiou o desfile acompanhado da família, a retomada do desfile é uma importante iniciativa para resgatar os grandes eventos do município. “É uma bela iniciativa para o nosso município que vinha perdendo esses importantes eventos onde demonstramos amor o a pátria. Fiquei muito surpreso com a estrutura montada hoje aqui, e espero que continue nos próximos anos”, destacou Anderson.

Já para a Diretora da Escola Municipal Antonio Scarante, Débora Tiller Sizanoski, a retomada do desfile foi uma oportunidade para alguns alunos que nunca tinha participado dessa manifestação. “Alguns alunos nossos nunca tinham participado de um desfile, e a gente optou em participar para que eles conheçam essa dinâmica, e a importância da própria da data” explicou.

Prestigiaram o desfile as seguintes autoridades: O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o Vice Professor Antunes, o Prefeito de Pinhais e Presidente da Assomec, Luizão Goulart, o Comandante do BPGD, Tenente Coronel, Washington Lee Abe, vereadores e secretários municipais.

Assista o vídeo!