Representantes da RAPIPAR visitaram Piraquara

Publicado em 23/07/2014 às 00:00

Na última terça feira (22), representantes da RAPIPAR - Rapinantes Paraná - Associação Paranaense de Criadores, Reabilitadores e Manejadores de Aves de Rapina, visitaram Piraquara. Eles foram recebidos durante a manhã pelo Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, e em seguida conheceram o Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, onde realizaram apresentações de falcoaria.

Durante a visita eles discutiram a possibilidade de estabelecer parcerias entre o Município e a RAPIPAR, que promove a Falcoaria, adestramento de aves de rapina, a reabilitação e a conservação de rapinantes. Também falaram sobre a viabilização de uma parceria com o Circolo Trentino, além da participação em festas, e realização de eventos para o fomento da atividade turística em Piraquara.

A visita foi intermediada pelo Departamento Municipal de Turismo, e contou com a participação do presidente da RAPIPAR, Renan Cardoso, do diretor técnico, Guilherme Pinto, e do conselheiro, Helder Chin, além do presidente do Circolo Trentino, Ivanor Antonio Minatti, e servidores do turismo e da secretaria de cultura, esporte e lazer.

Falcoaria

A Falcoaria é uma arte de lidar com aves de rapina, onde seres humanos treinam falcões e gaviões para que eles possam se desenvolver em conjunto com a natureza.

Inicialmente usada para caça, nos dias de hoje atua na conservação, tratamento e recuperação de aves oriundas de tráfico de animais, acidentes ambientais dentre outros, como forma de treina-las a se reintegrar ao meio ambiente.

Também é utilizada na segurança de aeroportos controlando outras espécies que colocam os aviões em risco, como urubus, quero-queros e outras aves. Neste contexto, a falcoaria atualmente também colabora no controle de outros animais vetores de doenças como pombos, pardais, ratos, entre outros.

Declarada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade, ela é desenvolvida há milênios em todos os continentes. Em especial a Europa e Ásia. No Brasil a atividade é recente, com pólos no nordeste, Rio Grande do Sul e agora no Paraná, onde foi criada a RAPIPAR, Rapinantes do Paraná, associação criada com objetivo conservacionista e de educação ambiental.

Foto: Bruno Oliveira

Confira as fotos