Remada de Aniversário em Piraquara retomou a prática esportiva nas barragens do município

Publicado em 20/01/2014 às 00:00

Após anos sem a utilização das barragens de Piraquara para a prática de modalidades esportivas e de lazer, neste domingo (19) foi realizada a I Remada de Aniversário. O evento que faz parte das comemorações dos 124 anos do município, foi promovido pelo Departamento de Turismo em parceria com a Sanepar, que autorizou a utilização da Barragem Piraquara II exclusivamente para a abertura das festividades.

A remada contou com 32 participantes das cidades de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Campina Grande do Sul, Campo Largo e Balsa Nova. A concentração ocorreu no estacionamento da Prefeitura, onde foram reunidos todos os caiaqueiros e repassadas às orientações de como seria o passeio. O local escolhido para o início da atividade foi a Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

Para melhor comodidade dos aventureiros, o Parque Trentino foi utilizado para o estacionamento dos carros e disponibilização dos banheiros. Após a conferência nos equipamentos de segurança o grupo entrou na água próximo das 10h. A linda manhã de sol contribuiu ainda mais com a remada, que seguiu em ritmo de passeio no percurso de aproximadamente três horas de duração.

A I Remada de Aniversário contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que garantiram a segurança desde o deslocamento até a barragem, e durante todo o passeio com o acompanhamento dos guardas vidas. A Prefeitura também disponibilizou uma equipe de apoio do Departamento de Turismo, e uma ambulância para dar suporte aos participantes.

O evento foi de caráter comemorativo, mas também teve como objetivo mostrar o potencial hídrico que Piraquara possui e a importância da preservação de todo esse rico patrimônio natural. “Por anos remamos aqui, e essa oportunidade de voltar a usar as barragens de Piraquara está sendo ótima. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa de incentivar a prática do caiaque que é uma atividade ecológica. Quem pratica com certeza quer preservar isso aqui”, destacou Angela Enriconi, que participou da remada com o esposo, Hedden Enriconi.

O Deputado Estadual, Rasca Rodrigues, autor da lei estadual que permite o uso de represas públicas e privadas do estado, para a prática de esportes aquáticos não poluentes prestigiou o evento e parabenizou a iniciativa da Prefeitura de incentivar a utilização adequada das barragens do município.

Durante o decorrer do ano a Prefeitura de Piraquara em parceria com a Sanepar, já planeja novas atividades do gênero nos reservatórios de água. Mais informações sobre o desenvolvimento das atividades tursísticas no município: 3673-0186 e facebook.com/turismopiraquara.

Assista o vídeo!