Redes municipal e estadual de educação de Piraquara realizam o primeiro encontro de integração

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

As redes municipal e estadual de ensino de Piraquara deram um importante passo nesta quarta-feira (25) em busca de uma melhor integração entre as duas esferas. Foi realizado no auditório da Câmara Municipal o 1º Momento de integração entre a Rede Estadual e a Rede Municipal de Educação de Piraquara do ano de 2013. O evento contou com a participação de gestores, professores, diretores, pedagogas, conselheiros, entre outros profissionais das duas redes.

O objetivo principal do encontro foi a formulação de ações que visem diminuir, e se possível eliminar as dificuldades existentes no que se refere à transição dos alunos do 5º ano da rede municipal, para o 6º ano da estadual. Por meio de debates e a organização de grupos os participantes trabalharam pautados em quatro objetivos definidos previamente.

O Prefeito de Piraquara, que também é professor da rede estadual, Marcus Tesserolli, participou da abertura do encontro e falou sobre a importância da integração entre as redes. “É uma necessidade que reflete diretamente na educação dos piraquarenses. Espero que a partir de agora a integração aconteça de fato e que gere boas propostas para melhorar cada vez mais o sistema educacional em nosso município”, destacou.

Durante a tarde os participantes também assistiram à palestra da professora Doutora Andrea Gouveia, da UFPR, sobre o Regime de Colaboração entre Estados e Municípios, e as apresentações das duas redes, que foram expostas pela Secretária Municipal de Educação, Loireci Dalmolin de Oliveira e pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Professor Antonio Sérgio Carneiro Ferraz.

Integração

A vice-diretora do Colégio Romário Martins e 1ª dama do município, Professora Ana Mazon Tesserolli, explicou brevemente como surgiu a ideia da realização desse momento. “Observamos a possibilidade de resolver pequenos problemas e facilitar algumas situações se houver uma amplitude maior na integração entre as duas redes, principalmente na ruptura que hoje existe na passagem da rede municipal para estadual, onde os alunos sofrem e os profissionais da escola também”, explicou.

De acordo com a Secretária de Educação, Loireci Dalmolin, somente com o entendimento e o esforço entre as duas redes será possível superar essa dificuldade na transição. “Há um rompimento referente ao que o ensino do primeiro ao quinto ano propõe, com o do sexto ao nono ano. Buscando soluções e identificando essas dificuldades juntos é que vamos conseguir superar esse problema”, finalizou.

Confira as fotos