Rede de Proteção contra a violência realiza orientação no CMAIE de Piraquara

Publicado em 18/06/2015 às 00:00

Nesta quarta, dia 17, aconteceu em Piraquara uma formação, realizada pela Rede de Proteção no Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado Alex Figueiredo com a diretora, e coordenadora pedagógica e professoras. O objetivo do encontro foi refletir sobre a participação dos profissionais da Educação na Rede, a identificação dos tipos de violência, a responsabilidade e os encaminhamentos para os casos identificados. Os jovens Carol, Matheus e Ludiele, do Grupo JOPE, fizeram uma participação especial, apresentando um teatro que retrata a situação de violência na vida das pessoas e a busca de superação.

Grupo JOPE (Foto: Bruno Oliveira)

A orientação foi ministrada por Eliz Regina da Silva Otto, da Secretaria de Educação, que fez um traçado da linha do tempo sobre todo o estudo, fiscalização, implantação de políticas publicas e de enfrentamento às situações de pessoas vítimas de violência no município. Os resultados desse esforço conjunto são a qualificação do trabalho e a garantia de direitos, reconhecer que toda uma rede de instância protetora deve ser acionada, articulada e mobilizada com o objetivo de identificar e mapear o problema e as potencialidades das instituições que atuam na área de Saúde, Educação e Assistência Social a fim de realizar uma intervenção mais efetiva, contextualizada e integral à pessoa em situação de risco para a violência.

A Rede de Proteção

A Rede de Proteção é formada por representantes da Educação, Saúde, Assistência Social e outras instituições de serviço público municipal, estadual e outros parceiros como Ministério Público, assessoria jurídica, Vara da Infância e Juventude, Vara Criminal, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de proteger e auxiliar crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de risco para a violência. Qualquer pessoa que esteja em situação de risco ou que conheça pessoas em situação de risco pode procurar ajuda em um desses órgãos.