Queimada é crime ambiental e prejudica toda a cidade

Publicado em 02/09/2021 às 00:00

Piraquara sofre com a incidência de queimadas durante o período de estiagem. Neste momento, um novo incêndio nas margens da Rodovia João Leopoldo Jacomel - PR 415, provocou a interdição de pistas e a mobilização das equipes da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.
No início da tarde desta terça-feira, dia 24 de agosto, outra ocorrência no bairro Araçatuba já tinha exigido grande intervenção dos agentes públicos. No domingo, dia 22 de agosto, um incêndio em outro trecho da rodovia já havia interditado o trânsito e mobilizado um grande aparato para contenção das chamas.
Provocar queimadas em matas, florestas, terrenos, independente de ser em uma área de proteção ou não, privada ou pública, é crime. Podendo levar o infrator a ser condenado com pena de reclusão, de um a três anos, e também ao pagamento de multa, de acordo com o tamanho da área atingida e varia entre R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
A fumaça das queimadas se espalha pelo ar, invade as residências, provoca e agrava doenças como asmas, bronquite, rinite, contribui com a poluição do ar e com o aquecimento global. Algumas medidas simples como não queimar o lixo, folhas e galhos, não jogar bitucas de cigarro em locais com vegetação e não fazer fogueiras diminuem os riscos de incêndios.
Ajude a cuidar da cidade, somente com a colaboração de todos será possível diminuir as queimadas que prejudicam tantas pessoas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente intensifica durante esse período o atendimento das várias denúncias recebidas, mas sem a sensibilização das pessoas, essas ações para coibir a prática são em vão.
SERVIÇO:
Denúncias: Secretaria Municipal de Meio Ambiente - (41) 3590-3505