Proposta de parceria deve fortalecer Associação de Catadores de Reciclável

Publicado em 16/08/2013 às 00:00

Na última quarta-feira (14) aconteceu em Piraquara uma reunião com o objetivo de fortalecer a Associação dos Catadores de Material Reciclável da cidade. Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Valter A. Farfus (técnico ambiental), Gisele Tiera (Educação Ambiental) e João Fulgêncio Neto (diretor), do Instituto Lixo e Cidadania a pedagoga Suelita Rocker e o presidente Waldomiro Ferreira da Luz, do Reciquara a presidente Geni Mari de Lima Martins, assim como a vice-presidente Sandra e outros associados, e Roselaine Mendes, da Comissão Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável. A ideia da reunião foi buscar uma parceria e cooperação técnica entre a Reciquara e a Cooperativa RedeCataParaná.

O intuito é comercializar o material reciclável diretamente com a indústria, para aumentar a renda dos associados da Reciquara, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas e valorizando seu trabalho. Além disso, o Instituto Lixo e Cidadania realizaria todo o apoio jurídico, administrativo e contábil para a Associação, conforme foi explicado aos presentes durante a reunião.

A Reciquara recebe todo o material reciclável proveniente da coleta seletiva municipal, mas parte do material acaba sendo comercializado por atravessadores, pois a Associação não consegue atender as exigências das indústrias em qualidade e quantidade para a comercialização do material. Os representantes do Reciquara que estavam presentes irão passar a proposta aos demais associados para análise.

Veja todas as fotos da reunião.