Notícia

Projeto de formação para rede de Atenção Psicossocial de Piraquara é selecionado pelo Ministério da Saúde

Publicado em 29/09/2015 às 00:00

No dia 18 de agosto o Ministério da Saúde lançou um Edital para seleção de projetos de todo o Brasil, desenvolvidos na área de educação permanente para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito específico da troca de experiência entre profissionais, com a finalidade de ampliar as possibilidades de intervenção do profissional a partir da convivência com outras realidades e estruturar um plano de educação permanente. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção à Saúde, Coordenação de Saúde Mental e Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde, elaborou um Projeto para ser enviado, para participar como rede visitante na linha de ação de Desinstitucionalização.

O Projeto de Piraquara estava entre os 217 enviados e foi um dos 44 selecionados. Seu desenvolvimento consiste na realização de nove turmas de intercâmbio, com encontros mensais, que realizarão visitas para troca de experiências, organização de oficinas de integração e organização do plano de educação permanente durante todo o ano de 2016.

Segundo Léa Hidemi Noguti, coordenadora da Saúde Mental de Piraquara, "a linha de ação de desinstitucionalização foi minuciosamente escolhida, pois a Rede de Atenção Psicossocial do município realiza intervenção com pacientes do Hospital San Julian que estão em processo de desospitalização", explica. Irão participar desta troca de experiência os profissionais dos serviços de saúde mental e de outros serviços da Saúde do município. Serão realizados encontros entre coordenadores de saúde mental das redes visitadoras com a rede receptora, do município de Barbacena / MG, que é referência em desinstitucionalização. As turmas divididas e compostas por profissionais e usuários realizarão o intercâmbio no município receptor e ficarão por um mês para troca de experiências. Haverá também um momento em que outros municípios visitantes virão à Piraquara para conhecer a nossa rede de atenção psicossocial.

Com a seleção deste projeto, o município recebe um repasse financeiro do Ministério da saúde para subsidiar a execução das ações de intercâmbio e educação permanente.