Programa Formação pela Escola inicia em Piraquara

Publicado em 11/09/2013 às 00:00

Na noite desta terça (10), aconteceu a aula inaugural do Formação pela Escola, um Programa Nacional de formação continuada a distância. O Programa busca fortalecer a atuação de todos os envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE, que é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os cursos são ofertados para toda a comunidade escolar: professores e demais funcionários das escolas, pais de alunos e conselheiros. Segundo o Ministério da Educação, a expectativa é que o Programa prepare cidadãos que atuem em parceria com o governo, de modo a buscar a melhoria da escola, facilitando o acesso, a permanência e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos matriculados nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Em Piraquara, a procura foi grande. Segundo Carla Juliane dos Santos Vilar, diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e tutora do Programa no município, houve cerca de 150 inscrições. Porém, uma exigência do Programa é que a primeira turma só tenha 25 alunos, mas na sequência podem ser formadas até três turmas de 40 alunos ao mesmo tempo. O curso será ofertado em várias áreas, mas o primeiro módulo é de Competências Básicas. Cada módulo tem 40 horas, sendo 8 horas presenciais e 32 à distância. Na aula inaugural os alunos tiveram todas as informações iniciais de acesso ao sistema e como funciona. Se houver dificuldades na realização do módulo à distância, serão marcados outros momentos presenciais para que eles tirem essas dúvidas. “O impacto desta formação não acontece só nas salas de aula, mas nas escolas como um todo. Essas pessoas estão sendo instrumentalizadas para poder fiscalizar os recursos do Fundeb, do transporte, da alimentação escolar, recursos destinados a compra de livros, entre outros”, explica Carla.

Para Loireci Dalmolim de Oliveira, secretária Municipal de Educação, “tanto professores quanto outros servidores do município e da Rede Estadual adquirem mais conhecimento em relação às verbas que o município e o Estado recebem, e compreendem como é aplicado, além de terem mais conhecimento e argumentos para interferir para que a transparência ocorra de forma ampla, e que as pessoas tenham certeza de que o dinheiro público está sendo bem aplicado”, diz. A expectativa dos participantes é positiva: “eu espero que venha ampliar o conhecimento acerca da transparência do uso dos recursos da Educação em todos os programas do Governo Federal”, declara Ana Lúcia Zambão Gutier, aluna do Programa.

Assista aqui a reportagem.