Programa de Residência Multiprofissional da UFPR conclui mais uma turma em Piraquara

Publicado em 03/03/2021 às 00:00

Na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, foi realizada a solenidade de conclusão de mais uma turma do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Piraquara. Concluíram o programa 10 residentes, que atuaram por dois anos na Rede Municipal de Saúde.

Em Piraquara, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família ocorre desde o ano de 2015, onde atualmente 27 profissionais reforçam o quadro da saúde municipal, nas áreas de enfermagem, farmácia, medicina veterinária, nutrição, odontologia e terapia ocupacional.

Para a Professora Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Coordenadora do Programa, a parceria com o município é fundamental, pois acolhe os residentes e auxilia na sua formação profissional. “O município é o campo de prática e aprendizagem para os residentes, pois eles atuam na assistência, gestão, nas necessidades de saúde da população. Com isso, os profissionais da área de atenção primária a saúde estão capacitados para atuar em diferentes níveis do SUS”, afirmou.

A Coordenadora de Atenção à Saúde de Piraquara, Ramony Filippini Martins, destaca a importância da parceria com o Programa de Residência Multiprofissional da UFPR. “A atuação dos residentes, qualifica e amplia o atendimento à população. Neste período de enfrentamento a pandemia da COVID-19, o trabalho deles foi fundamental, para estabelecer protocolos, capacitação, entre outras ações. O que fortalece ainda mais a parceria com o programa”, ressalta.

A cerimonia de conclusão da 13ª turma de residência multiprofissional em Saúde da Família da UFPR, aconteceu no dia 26 de fevereiro, no Auditório do Complexo Vila da Cidadania. O evento contou com a presença de servidores da Universidade Federal do Paraná, autoridades municipais e servidores da Secretaria Municipal de Saúde.