Programa de Prevenção do Câncer Bucal inicia esta semana em Piraquara

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, inicia esta semana as ações do Programa Estadual de Detecção Precoce de Câncer Bucal, que tem como tema “1 minuto para salvar uma vida”. O Programa consiste no incentivo à realização do exame para que na Unidade de Saúde, além dos testes, as pessoas recebam orientações para o auto exame, fazendo com que qualquer alteração seja identificada precocemente.

O teste consiste no exame clínico, primeiro feito de forma visual pelo dentista, que busca alterações nas bochechas, lábios língua e gengiva. Em caso de qualquer alteração suspeita, o paciente é encaminhado para a realização de exames mais específicos. Este é um método rápido, simples e eficaz de identificação das lesões, possibilitando o diagnóstico precoce do câncer de boca. O teste será feito em todas as Unidades de Saúde de Piraquara durante a semana e aos sábados serão realizados exames conforme calendário específico, junto com a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo e Mama.

As pessoas que suspeitarem ter qualquer lesão na boca, prótese mal adaptada ou quebrada, ou que têm dentes a ser tratados, deve procurar os profissionais da odontologia em qualquer Unidade de Saúde e realizar o teste rápido. A Secretaria de Saúde orienta todos a participarem do Programa. O atendimento aos sábados será realizado nas seguintes datas e locais:

18/05/2013 – US Elfride de Oliveira Miguel (Guaritubinha)

25/05/2013 – US Flávio Cini (Jardim Primavera)

01/06/2013 – US Wanda Mallmann (Guarituba Redondo)

15/06/2013 – US Tia Tiana (Vila Susi)

06/07/2013 – US Takami Tano (Vila Vicente Macedo)

20/07/2013 – US James Ribas Martins (São Cristóvão)

03/08/2013 – US Osmar Pamplona (Centro)

24/08/2013 – US Caiçara - Carlos Jess (Jardim Holandês)

14/09/2013 – US João Airdo  Fabro (Capoeira dos Dinos)

O endereço completo e telefone das Unidades de Saúde encontra-se no site da Prefeitura