Programa de Guarda Responsável e Bem Estar Animal avança em Piraquara

Publicado em 11/02/2016 às 00:00

Nos últimos anos a Prefeitura de Piraquara implementou ações inéditas de controle animal e a guarda responsável no município. Por meio do Programa de Guarda Responsável e Bem Estar Animal, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, avançou no combate ao abandono, controle da população e fiscalização de maus tratos.

Programa de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos

Implantado em maio de 2015 com o objetivo de reduzir a população animal de rua por meio da esterilização gratuita, o Programa de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos de Piraquara até o mês de dezembro atendeu 269 animais. Atualmente são realizadas sete cirurgias semanais no atendimento de Protetoras Individuais, população inscrita e os animais sob a responsabilidade do município.

Centro de Triagem

O Centro de Triagem foi construído para o recolhimento seletivo de animais em situação de risco ou agressivos em vias públicas. O espaço é para casos específicos, atendidos por meio de protocolo ou em caráter emergencial que envolve maus tratos de animais.

Atendimento clínico veterinário e fiscalização

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realiza o atendimento de protocolos de animais feridos em vias públicas, cães agressivos que ofereçam riscos a população e denúncias de maus tratos. Cada situação é avaliada e em caso de necessidade o animal é recolhido para o Centro de Triagem para o devido tratamento. Em 2015 foram realizados 463 protocolos e 180 necessitaram atendimentos veterinários. Também foram verificadas 283 denúncias de maus tratos.

Sensibilização e Guarda Responsável

A Prefeitura de Piraquara intensificou as ações de orientação e conscientização sobre a guarda responsável de animais. Por meio de campanhas, atividades em escolas e eventos específicos. Também foram idealizadas as Feiras de Adoção de Animais, que são realizadas periodicamente para a promoção de adoções e sensibilização da população sobre o tema. Em 2015 foram doados 46 animais.