Programa Cozinha Brasil formou mais duas turmas em Piraquara

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Na última quinta-feira (6) mais duas turmas de Piraquara concluíram o curso do Programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo SESI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em Piraquara a capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Educação, no Centro da Juventude Vereador Oriles Alves de Faria, e contou com a participação de merendeiras de Escolas Municipais e comunidade em geral.

O Programa tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, além de promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos. Na última semana 59 alunos participaram do curso de Educação Alimentar, composto de palestras e aulas práticas, com carga horária de 10 horas.

No curso os alunos aprendem a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; preparar refeições observando a limpeza, preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; consumir alimentos em quantidade adequada, considerando as condições de higiene; promover a melhoria da rena familiar, com menos ou nenhum desperdício de alimentos. Cada participante recebeu o certificado de conclusão, e um livro com 100 receitas.

Merendeiras

Entre os participantes do curso, um grande número de merendeiras da rede municipal de ensino. Pela segunda vez neste ano um grupo formado por essas profissionais participa da capacitação. “É um aprendizado que pode ser utilizado tanto na escola, como na vida pessoal. Informações muito importantes sobre o melhor reaproveitamento dos alimentos, higiene, entre outros fatores que vamos aplicar na merenda escolar”, destacou a merendeira, Lucimara Paisan.

De acordo com a nutricionista e chefe do Setor de Merenda Escolar, Patrícia Arantes da Luz, todas as merendeiras da rede municipal de ensino participaram do curso, e já utilizam as receitas na merenda escolar. “O aprendizado e as receitas sugeridas no Cozinha Brasil já estão sendo utilizadas na preparação da merenda escolar nas escolas. A intenção em uma próxima edição é capacitar as diretoras e coordenadoras das unidades escolares para elas também entenderem o que as merendeiras estão preparando”, explicou.