Notícia

Programa contra tabagismo retoma atividades em Piraquara

Publicado em 13/05/2015 às 00:00

O município de Piraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e está ofertando o tratamento completo com acompanhamento de profissionais capacitados, dentre eles médico, enfermeira e farmacêutico. O Programa tem o objetivo de reduzir "a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco", conforme explica o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Muitas pessoas acreditam que o  tabagista  é um 'viciado', 'sem força de vontade', 'que não deixa de fumar porque não quer', mas não é isso. Na verdade, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar passa por grandes desconfortos  físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental  para que se possa ter a real dimensão do problema.

A gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o PNCT. Uma das estratégias essenciais tem sido a formação de rede de parcerias com representações das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que junto com o INCA / Ministério da Saúde desenvolvem atividades de coordenação / gerência operacional e técnica do Programa.

Portanto, se você não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado, direcionando-se até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, onde profissionais irão encaminhá-lo aos especialistas.

É possível parar de fumar, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

Os encontros do Programa acontecem todas as quartas no Centro de Especialidades de Piraquara. O encaminhamento é realizado na Unidade de Saúde.