Notícia

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre estratificação de risco de gestantes

Publicado em 12/03/2020 às 00:00

Na quinta-feira, 05 de março, médicos e enfermeiros que fazem a estratificação de risco, conforme a Linha Mãe Paranaense, das gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Piraquara, participaram de mais uma capacitação.

Tendo em vista as mudanças ocorridas no perfil das gestantes desde a implantação da rede materno-infantil no Estado do Paraná, percebeu-se a necessidade de revisar e atualizar os critérios para estratificação de risco, com intuito de qualificar o agendamento e atendimento do pré-natal ao pós-parto. As mudanças entram em vigor a partir de março de 2020.

O objetivo é a redução da mortalidade materna, fetal e infantil do município e se integra às diversas ações com a mesma finalidade, tais como a organização dos processos de atenção, o acolhimento precoce das gestantes no pré-natal, a estratificação de risco e a vinculação da gestante conforme estratificação de risco ao hospital mais adequado.

A classificação é realizada como alto risco, risco intermediário ou risco habitual. A linha de cuidado materno-infantil da Secretaria de Estado da Saúde – SESA tem como finalidade a organização da atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças em especial no seu primeiro ano de vida.

Imagens