Profissionais da saúde e segurança pública de Piraquara terão acesso a testes rápidos da COVID 19

Publicado em 24/04/2020 às 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara recebeu da Secretaria de Estado da Saúde - SESA, testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus - COVID 19. Os exames serão feitos em profissionais da área de saúde e agentes de segurança pública, além de pessoas próximas a eles, como familiares, desde que apresentem sintomas.

O grupo prioritário foi definido por meio de orientações do Ministério da Saúde e SESA. Estes profissionais, se apresentarem sintomas gripais, devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, e precisam se identificar como atuantes nas áreas mencionadas, para que seja realizado o exame conforme as orientações a seguir.

PROTOCOLO - De acordo com o protocolo adotado nacionalmente, para atingir veracidade de 86% é necessário que o teste seja realizado após o 7º dia do início dos sintomas e apenas 72 horas após o desaparecimento dos sintomas.

COMO FUNCIONAM - Esses testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.

Em caso de dúvidas sobre o novo coronavírus - COVID 19 entre em contato pelos telefones: 3590- 3722 e 3590 -3763.