Professores de CMEIS participam de Formação de Dança Circular

Publicado em 26/09/2013 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta (25) mais uma etapa da oficina integrada, com professores de Artes e de Educação Física dos Centros Municipais de Educação Infantil, sobre Danças Circulares. A formação foi organizada pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria, Marise Lecheta Venske (Artes) e Sandra Mara Kuchnir da Silva (Educação Física), e ministrada pela professora de Dança Circular, Ana Paula Jacomel. O objetivo é que os professores conheçam músicas e danças tradicionais dos povos e a simbologia dos movimentos, para trabalhar em sala de aula. A formação atende os fundamentos teórico-metodológicos norteadores das áreas do conhecimento apresentados na Proposta Curricular Municipal.

Marise explica a proposta da Formação é sensibilizar e oportunizar ao professor o acesso à prática da Dança Circular para encaminhar com seu grupo de alunos, levando em consideração  e respeitando as características específicas de desenvolvimento físico, motor e corporal da criança.  “Explorar a prática da dança com a criança permite que experimentem e vivenciem diferentes tipos de movimentos corporais, fortalecendo o reconhecimento do seu próprio corpo e do outro, a capacidade de mobilidade  e descoberta dos espaços, e a função social de alguns gestos e movimentos, a fim de compor um repertório corporal com o qual a criança poderá criar sequências de movimentos e coreografias seguidos de diferentes estímulos musicais. Para isto, o professor precisa envolver-se nesse trabalho  conhecendo e vivenciando coreografias e repertórios variados, a fim de propor e incentivar o trabalho com a dança nos Centros Municipais de Educação Infantil”, diz a coordenadora.

A oficina foi dividida em quatro eixos: apreciação de danças para conhecer as músicas e danças tradicionais, resgatando as “Danças Circulares dos Povos”; práticas das danças para aprender os passos e a simbologia dos movimentos; produção coletiva de uma coreografia envolvendo os conhecimentos apreendidos e apresentação ao grupo; perceber e registrar através de representação pictórica, escrita ou oral os movimentos, os elementos com relação ao corpo, espaço e tempo que se destacam nas danças. “Para esta formação escolhemos um repertório bem misto, algumas brincadeiras infantis, algumas Danças Circulares, para que as professoras tenham a oportunidade de colocar isso na sala de aula com as crianças de uma forma bem leve, e para que elas possam perceber como é fácil entrar nesse movimento da dança e passar essa vontade de dançar para as crianças”, conta a professora Ana Paula.

Danças Circulares

As Danças Circulares Sagradas surgiram do trabalho de pesquisa de Bernhard Wosien, bailarino alemão, que percorreu o leste europeu, coletou danças e músicas tradicionais e resgatou as “Danças Circulares dos Povos”. Em 1976, foi convidado por Peter Caddy para compartilhar seus conhecimentos na Fundação de Findhorn, Escócia, o que impulsionou, aprofundou e expandiu o movimento das Danças Circulares pelo mundo. As danças circulares unem pessoas, num movimento único harmonioso, trabalhando mente, corpo e emoção, proporcionando uma vivência marcante e significativa.

Veja aqui algumas Danças Circulares trabalhadas na Formação.