Proerd encerra as atividades de 2019 em Piraquara com a formatura de 310 alunos

Publicado em 12/11/2019 às 00:00

Na última terça-feira, dia 05 de novembro, foi realizada a formatura do último ciclo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd de 2019. A cerimônia foi no anfiteatro do Instituto Boa Terra, que foi inteiramente ocupado por familiares dos mais de 300 formandos.

Alunos do quinto ano das escolas municipais Idília Alves de Farias, Professor Padre Lotario Welter, Rudi Heinrichs e Marilda Cordeiro Salgueiro receberam o certificado de conclusão da formação de resistência educativa ao uso das drogas.

A animação ficou por conta da Banda do Colégio Dom Orione, de Quatro Barras. Já o Palhaço Ziza, integrante do programa, arrancou gargalhadas dos participantes e esbanjou descontração durante a cerimônia. O Leão Daren, mascote do Proerd, também participou do evento.

Foram prestadas homenagens às diretoras e professoras das unidades de ensino que contribuíram com a realização do curso. O soldado Guilherme, responsável por ministrar as aulas em Piraquara, também foi homenageado e recebeu o carinho das crianças.

O Vice-Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, representou o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, e destacou a importância do programa. "É uma satisfação a cada ciclo ver a alegria e a dedicação das crianças pelo Proerd. É nítido o benefício que o programa proporciona para eles e suas famílias", ressaltou.

A Secretária de Educação, Carla Vilar, falou sobre o encerramento de mais um ano do Proerd em Piraquara e a expectativa para 2020. "Encerramos mais um ciclo muito produtivo, como todos os demais. Para ano que vem já estamos viabilizando não só a manutenção como a ampliação do programa junto a Polícia Militar. Hoje, nós observamos a ansiedade das crianças do quarto ano para participarem do Proerd e queremos proporcionar isso para os alunos de todas as escolas", finalizou.

Também participaram da solenidade o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária - BPEC, Tenente-Coronel Mario Jorge, e o 1º Tenente Vaz.

PROERD

O Proerd tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Ele tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países. Pesquisas em todo o mundo comprovam a eficiência do Proerd, que é sempre atualizado e adequado à realidade de cada região. No Paraná, mais de um milhão e 300 mil alunos já participaram.

CONFIRA AS FOTOS