Prefeitura retoma projeto de construção do Parque das Águas

Publicado em 18/07/2013 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara está retomando o projeto de construção do Parque das Águas. O projeto inicial foi analisado e adequado pela equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura. Nesta quarta, 17, uma reunião definiu o andamento do trabalho. Na reunião estavam presentes o prefeito Marcus Tesserolli (Marquinhos), o secretário de Governo, José Luis Xavier Pedrosa, o secretário de Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima, e como técnicos o engenheiro civil Geraldo Luiz Monteiro e Rafael Batista, a responsável pelo Setor de Convênios, Luciana Chuchene, e os representantes da Caixa, Marco Signori, gerente da Agência Piraquara e Carlos Galerani, supervisor técnico de engenharia.

Para o prefeito Marquinhos, “é importante esse encontro entre a Prefeitura e a Caixa para ver como será realizada a obra do Parque das Águas, adequada às limitações do município, pois precisamos dar uma resposta à população”. Durante a reunião foi apresentado o projeto e um orçamento detalhado para que o técnico da Caixa fizesse uma primeira análise e verificasse a necessidade de mudanças antes de enviar o projeto para a Caixa. Galerani citou a importância de ter técnicos da área de engenharia na Prefeitura, pois “o trabalho deles é essencial para a aprovação do projeto”. Ele afirmou ainda que “a Caixa está à disposição para auxiliar tecnicamente nas mudanças do projeto, para que a aprovação ocorra o quanto antes”. Após a aprovação do projeto pela Caixa a prefeitura irá realizar processo de licitação para execução da obra.

A área do Parque será de 36.247,64 m² e o tempo de execução da obra ainda deve ser definido conforme a aprovação do projeto e liberação da verba necessária. Estão inclusos no projeto: centro de informações, teatro, palco, arquibancada, playground, espaço para alongamento, três bicicletários, sanitários, calçada para caminhada e passeio ciclístico e deck de madeira.

Resgate histórico

O local onde será construído o Parque das Águas já foi uma área de lazer. Uma pintura de Alfredo Andersen, datada de 1921, mostra que o local já era utilizado como um parque. Na década de 1980 também havia uma praça no local.

Veja aqui o álbum de fotos da reunião e uma imagem do projeto prévio do parque.