Prefeitura realiza mobilização pelo meio ambiente no Centro de Piraquara

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

Durante esta semana a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Piraquara realizou uma mobilização em prol do meio ambiente na região central da cidade, principalmente onde há concentração de comércios. No primeiro dia foi realizada a manutenção da arborização e jardinagem da Avenida Getúlio Vargas, com cuidados e limpeza nas árvores e canteiros, adubação orgânica e fixação dos troncos, além da quantificação destas plantas.

No segundo dia a ação teve como tema a coleta de lixo e a destinação dos resíduos. A equipe esteve em todos os estabelecimentos comerciais da Avenida orientando sobre o horário da coleta e a forma correta para dispensar este lixo, entregando também um panfleto explicativo. O caminhão passa de segunda a sábado, entre as 9h30 e as 11h30, para a coleta de lixo orgânico, e nas segundas, após as 14h, para lixo reciclável. A ação educativa orienta que os resíduos sejam devidamente acondicionados (ensacados) e colocados em frente aos estabelecimentos até uma hora antes da coleta, junto à porta de serviço das edificações (segundo a Lei municipal 897/2007 – art. 38). Essa deposição correta é necessária para que não haja acúmulo de lixo, melhorando inclusive o aspecto paisagístico da Avenida. É expressamente proibida a deposição de resíduo fora de horário e dias de coleta ou no canteiro central, assim como a utilização das lixeiras públicas ou floreiras pelos estabelecimentos comerciais ou residências, inclusive sob pena de multa (pela Lei municipal 907/2007).

Os comerciantes acharam importante a ação, pois alguns ainda desconheciam o horário de coleta. Outros aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre como descartar determinados objetos, como por exemplo lâmpadas fluorescentes, bastante utilizadas no comércio. Segundo a equipe de Educação Ambiental, este tipo de peça deve ser devolvido ao local onde foi comprado. Além das orientações foi realizado um cadastro para registrar a ação em cada lugar. Neste registro estão as sugestões e possíveis reclamações que esses comerciantes podem ter com relação à coleta do lixo. O material será analisado para que as mudanças necessárias sejam feitas.

No último dia foi realizada a reposição das papeleiras, que são as lixeiras destinadas ao lixo reciclável. Todas as unidades na região Central receberam a manutenção.