Prefeitura realiza ações durante toda a semana pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia
Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a primeira Conferência realizada em Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente, este dia tem o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. No Brasil a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), estabelecida pela Lei nº 6.938/1981 e regulamentada pelo Dec. nº 99.274/1990, estabeleceu como objetivos a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana.

Sabendo que a deposição inadequada de resíduos (lixo) a céu aberto em vias públicas, terrenos baldios, fundos de vale, além de crime ambiental, causa severos danos ao meio ambiente e à saúde humana, devido à infiltração do chorume (líquido originário da decomposição) no solo e contaminação dos lençóis freáticos, e consequentemente, nossos mananciais de abastecimento. Neste contexto, frente à problemática que o município enfrenta com a disposição inadequada de resíduos sólidos, a Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara, em parceria com as Secretarias de Obras e de Educação, realiza várias atividades de Educação Ambiental durante a semana, a fim de despertar a conscientização ambiental nos munícipes.

Nos dias 03 e 04 de junho aconteceu a implantação de 14 papeleiras no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, para atender a demanda dos transeuntes. Neste dia 05 acontece um Jogo Ambiental Educativo, também no calçadão, com alunos da Escola Municipal Manoel Eufrásio. O jogo trata de temas relativos à coleta e separação de lixo. Outra ação é a orientação e panfletagem com dicas de separação do lixo, acondicionamento e dias da coleta aos transeuntes e comerciantes locais.

Nesta quinta (06) a equipe da Secretaria de Meio Ambiente participa do Seminário de Resíduos Sólidos, organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, onde onze municípios apresentaram relatórios em busca de equipamentos para a gestão de resíduos sólidos. Na sexta (07) acontece uma Blitz Ambiental para recuperar a degradação causada na Rua Governador Valadares, às margens do Rio Iraí (entre as Ruas Pastor Adolfo Weidmam e Parati), no Jardim Tropical. Esta é uma área de grande acúmulo de resíduos sólidos diversos, dispersados clandestinamente. Nesta ação haverá remoção dos resíduos e as devidas destinações; colocação de placas de proibido jogar lixo; plantio de mudas de árvores nativas para recompor a Área de Proteção Permanente; e orientação aos moradores quanto à correta destinação dos diferentes resíduos.