Prefeitura realiza ações alusivas ao Dia Nacional da Conservação do Solo e Dia da Terra

Publicado em 25/04/2017 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara promoveu ações alusivas ao Dia Nacional da Conservação do Solo (15/04) e o Dia da Terra (22/04). Na última semana os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo executaram serviços de limpeza e plantio de árvores em uma área de manancial na Vila Chaune.

No dia 17 de abril, mais de sessenta sacos de lixo foram recolhidos na Rua Ângelo Jacomel. A ação teve como objetivo chamara a atenção para o combate ao despejo irregular de lixo, tendo em vista que a decomposição de resíduos em ambientes como esse geram poluentes que comprometem o solo e a água.

Além dessa medida em prol do meio ambiente, na terça-feira (18), 21 mudas de árvores foram plantadas para a recomposição da mata ciliar do local, com o intuito de ampliar a qualidade ambiental e o aspecto paisagístico da região.

Confira as fotos

Dia Nacional da Conservação do Solo - 15 de abril

Foi instituído pela da Lei Federal 7.876/1989, em homenagem ao nascimento de um conservacionista estadunidense que desempenhou importante papel nesta área: Hugh Hammond Bennett (1881–1960), considerado em seu país como o “pai” da conservação do solo.

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, tendo com um dos principais agentes transformador à ação humana. É dele que tiramos nosso alimento, de onde são extraídas matéria-prima diversas para a indústria, responsável pela infiltração e armazenamento de água, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente.

Dia da Terra - 22 de abril

É comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planetaTambém chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, este é um dia para reconhecer a importância do planeta Terra, e um dia para refletir naquilo que podemos fazer para ajudar a Terra. O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, quando o senador americano Gaylord Nelson organizou um tipo de fórum ambiental como protesto as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969, chamando a atenção de 20 milhões de participantes.