Publicado em 02/09/2015 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara vai construir uma nova unidade de saúde na Aldeia Araçaí. Foi publicado nesta quarta feira (02) o edital de licitação para a contratação da empresa que irá executar a obra para a comunidade que vive nas proximidades da Barragem Cayuguava. Com mais essa, são cinco unidades da saúde em construção no município.

Em atendimento a solicitação dos índios, o projeto da nova unidade mantém as características indígenas das outras habitações da aldeia. O prédio de 128,95 m² vai ter pintura específica e detalhes em madeira. A unidade foi viabilizada por meio da Secretaria Especial da Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, em um investimento de R$ 241.259,41.

A Aldeia Araçaí hoje possui aproximadamente 90 índios da tribo Guarani. Localizada nas margens da Barragem Cayuguava, nos Mananciais da Serra, a comunidade tenta manter as tradições e rituais dos seus ancestrais e os rituais religiosos. Eles vivem basicamente do artesanato e de doações dos visitantes. Os índios também recebem auxílio por meio de programas do governo federal, estadual e municipal.

Novas unidades de saúde novas

Unidade de Saúde do Bela Vista

A nova Unidade Básica de Saúde está em fase de acabamento e vai ampliar o atendimento da atenção básica, especialmente nos bairros Bela Vista, Recanto das Águas, Araçatuba, Cohapar e Ipanema. Com área de 485,20 m² e estrutura moderna adequada às exigências do Ministério da Saúde, terá capacidade para acomodar até quatro equipes da Estratégia Saúde da Família.

Unidade de Saúde Madre Tereza de Calcutá

A construção desta unidade de saúde é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Piraquara e o Governo Federal, em um investimento de R$ 950 mil. O imóvel terá 645 m², as obras começaram no início deste ano. A nova unidade vai atender toda a população do Conjunto Habitacional Madre Tereza de Calcutá e parte do Guarituba.

Unidade de Saúde do São Cristóvão

A Unidade de Saúde está sendo construída na Rua Francisco José de Souza, esquina com a Rua Henrique Brudeck. A nova unidade vai substituir a atual do bairro, que já não comporta mais a demanda da região. A construção foi viabilizada por meio do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde do SUS, com contrapartida do município, em um investimento total de R$ 999,939,10.

Ampliação e conclusão da UPA 24 Horas

A Prefeitura de Piraquara realizou alterações no projeto e retomou a construção da UPA 24 Horas. A adaptação aumentou a área construída em 185,25 m², ou seja, um incremento de quase 20%. Com a ampliação a unidade de Piraquara se enquadra no padrão UPA 24 Horas Porte II (abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes). O novo projeto prevê a ampliação da recepção, criação de áreas de estar externas, estacionamento para funcionários e usuários, paisagismo e iluminação.