Prefeitura de Piraquara se mobiliza para entregar os carnês de IPTU 2013

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

O IPTU, Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, é o principal imposto municipal e a arrecadação é investida pela Prefeitura em diversas áreas como saúde, educação, saneamento básico, assistência social, obras, cultura, esportes, entre outras. O pagamento deste imposto é considerado um ato de cidadania e responsabilidade social, pois muitos serviços oferecidos à população dependem desta arrecadação.

Ele é um imposto que fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que contemplam diretamente as pessoas. Em Piraquara, o carnê do IPTU 2013 já foi enviado às residências via Correios, mas alguns já retornaram ao remetente. Uma nova tentativa de entrega está sendo feita por equipes da Prefeitura, porém, a orientação é que se o contribuinte não receber o carnê até o dia 22 de fevereiro, que compareça à Prefeitura para retirá-lo.

Para facilitar a busca, principalmente de imóveis que tiveram alteração de cadastro ou de proprietário, é bom levar o carnê de 2012. Pelo site da Prefeitura pode ser retirada a 2ª via do carnê, deste ano e de anos anteriores, mas somente para os contribuintes que estiverem com o cadastro atualizado. A atualização do cadastro pode ser feita durante o ano todo, levando-se os documentos do proprietário e do imóvel na Prefeitura.

Pagamento

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 10% até o dia 11 de março. O contribuinte também pode optar por pagar parcelado, com o vencimento da primeira parcela também no dia 11 de março. O imposto deve ser pago preferencialmente nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Para acessar a 2ª via do IPTU, mesmo de anos anteriores, o contribuinte deve acessar o link Tributos no site www.piraquara.pr.gov.br e fazer a solicitação de acesso. Esta será analisada e conferindo os dados informados, será encaminhada uma senha no e-mail informado no cadastro para que tenha acesso à guia de recolhimento. Mais informações sobre IPTU pelo telefone (41) 3673-8569.