Prefeitura de Piraquara recebe equipamentos da Rumo ALL para implantação da Patrulha da Limpeza

Publicado em 29/01/2016 às 00:00

Nesta sexta feira, dia 29 de Janeiro, aniversário de Piraquara, o município recebeu representantes da empresa Rumo ALL para efetivar o projeto “Patrulha da Limpeza”. Firmado entre a Prefeitura de Piraquara, Rumo e o Departamento de Execução Penal do Paraná, o convênio prevê a formação de equipes para atuarem na conservação de vias públicas e da faixa de domínio, com a utilização da mão de obra de detentos que cumprem pena no regime semiaberto.

Na oportunidade, o Prefeito Marcus Tesserolli, recebeu da Rumo ALL equipamentos de proteção individual, coletes de identificação, roçadeiras, sopradores, além de um ônibus que fará o transporte das equipes. “Piraquara surgiu e cresceu no entorno da linha férrea e hoje é uma satisfação contar com uma empresa parceira que acredita no nosso potencial e nos ajuda a desenvolver o município”, destacou o Prefeito Marquinhos.

De acordo com a representante da Rumo ALL, Carmen Maron, a escolha da data para entrega dos equipamentos foi uma forma de presentear o município. “A gente quis fazer a entrega no dia do aniversário justamente para presentear Piraquara. Estamos muito contentes em efetivar um projeto de grande relevância social que queremos no futuro expandir para outros municípios”, explicou.

Também participaram da entrega os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho, Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima, Planejamento e Coordenação, José Luis Pedroza, o Diretor da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, Ismael Meira, além de colaboradores da Rumo ALL.

Patrulha da Limpeza

O convênio prevê a execução de serviços de capina, roçada, coleta e destinação correta de resíduos sólidos na extensão da faixa de domínio da ferrovia e em todo o perímetro urbano de Piraquara. Os serviços serão coordenados pela Prefeitura de Piraquara, com a participação da Rumo. Nas próximas semanas os detentos receberão qualificação e capacitações para executar os trabalhos. Em fevereiro as equipes estarão atuando pelo município.

Em Piraquara presos já trabalham para a cidade

Em Piraquara, um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Execução Penal do Paraná já oportuniza que detentos trabalhem na conservação da cidade em troca da redução das penas. Além de proporcionar a ressocialização dos presos, a medida representa economia aos cofres públicos do município com a contratação de mão de obra barata.

Por meio do convênio com a Rumo ALL será possível expandir a área de atuação dos apenados. A iniciativa possibilita a redução da pena, ocupação laborativa e a reinserção social dos presos. Eles ainda aprendem uma profissão, complementam a renda dos familiares e ainda dão um retorno para a sociedade.