Prefeitura de Piraquara realiza a "Operação Sossego" para combater a poluição sonora

Publicado em 12/09/2014 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara intensificou o combate contra a poluição sonora no município. Por meio da Operação Sossego, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realiza ações para fiscalizar e coibir excessos em empreendimentos industriais, comerciais, sociais e religiosos, além de veículos que utilizam instrumentos ou equipamentos sonoros em suas atividades.

As medidas executadas tem como objetivo cumprir a Lei Municipal 907/2007 que dispõe sobre o controle de poluição sonora, além de atender uma recomendação do Ministério Público do Paraná. Na última quarta feira (10), fiscais da Prefeitura de Piraquara iniciaram a notificação de todos os estabelecimentos do município que utilizam equipamentos sonoros ou que emitam ruídos em suas atividades, para verificar e solicitar a regularização de acordo com o Código de Posturas Municipais.

Em parceria com a Polícia Militar do Paraná, na última sexta feira (12) foram iniciadas as “Patrulhas do Sossego”, para fiscalizar empreendimentos e locais públicos do município durante os finais de semana. Nesta ação os fiscais do município utilizarão medidores de ruídos para aferição de decibéis, e em caso de irregularidades, aplicarão as sanções e autuações administrativas de acordo com a legislação vigente.

Em determinados estabelecimentos serão afixados adesivos com avisos sobre a proibição da utilização de som automotivo no local. A fiscalização se estende a residências e carros particulares que não respeitem os limites estabelecidos. Também foi disponibilizado para denúncias da população durante os finais de semana o telefone 8741-8781.

As denúncias de perturbação de sossego também podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar do Paraná, por meio do telefone 190.