Prefeitura de Piraquara realiza ação de enfrentamento a Febre Amarela no Jardim dos Estados

Publicado em 15/03/2021 às 00:00

No sábado, dia 13 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara realizou uma ação de enfrentamento a Febre Amarela na região do bairro Jardim dos Estados. A atividade foi realizada após a divulgação da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, no dia 12 de março, sobre a morte de um macaco, infectado pela doença.

A Equipe de Vigilância Epidemiológica percorreu o raio de 500 metros, do local onde o animal foi encontrado, para identificar moradores que não haviam tomando a vacina contra a Febre Amarela, e realizar a aplicação da mesma.

O exame analisado pelo Laboratório Central – Lacen, mostrou que o animal foi contaminado pela doença, que é transmitida em humanos por meio de mosquitos infectados com o vírus.

O QUE É FEBRE AMARELA?

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

A maior frequência da Febre Amarela ocorre entre os meses de dezembro a maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela, ou tomado a vacina contra a doença, é picada por um mosquito infectado.

SINTOMAS

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da febre amarela leva em conta os sintomas que o paciente apresenta, se já foi vacinado e há quanto tempo, e a ocorrência de casos da doença a sua volta, se visitou ou reside em áreas de risco. No entanto, só é possível confirmar o diagnóstico depois de realizar exames laboratoriais. Se o resultado dos testes for positivo, a única forma de impedir que o vírus se espalhe é vacinar a população que vive ou esteve nas áreas de risco.

VACINA

A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir a doença. Com a chegada das chuvas e aumento das temperaturas, as medidas de prevenção contra a doença se tornam ainda mais importantes, uma vez que o período de maior probabilidade de ocorrência de casos da doença é entre os meses de dezembro a maio. O Sistema Único de Saúde – SUS, oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

A vacinação é recomendada para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos. Está disponível em todas as Unidades de Saúde de Piraquara, de segunda a sexta-feira das 8h às 16:30h.
Vigilância Epidemiológica: (41) 3590-3762
Vigilância Ambiental: (41) 3590-3764